Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Bragafado... o fado tradicional

Direito à Educação

Ideias

2016-11-09 às 06h00

Félix Alonso Cabrerizo Félix Alonso Cabrerizo

‘O Bragafado tem-se consolidado tomando-o como modelo, o renascimento dos princípios da tradição fadista, onde pontifica o Fado Tradicional, como marca de referência. Este Bragafado 2015, foi a culminação do Fado Tradicional (12 fados de 14) neste palco majestoso do Theatro Circo que este ano celebra seu Centenário’.
Bragafado a confirmação do Fado Tradicional - Braga nas Tradições (Félix Alonso Cabrerizo-Correio do Minho 18-11-2015).

O Bragafado 2015, foi a confirmação, do Fado Tradicional, este Bragafado 2016 é a consolidação e culminação de um evento que tem seu lugar na galeria de os espetáculos mais importantes e mediáticos e relevantes de Braga e do Theatro Circo.
O Bragafado é um evento de referência cultural e artística, que tem todos os ingredientes de qualidade para ser um modelo a seguir e divulgar em todo o Portugal, porque tem pergaminhos tão interessantes, como a promoção de jovens talentos onde se incute e semeia a arte do fado, o Fado Tradicional. Tudo faz que o patamar deste evento tenha crescido tanto, que atualmente é o maior espetáculo de Fados de Braga, do Minho e do Norte de Portugal.

Todos aqueles que cantam fado em Braga, tem participado em sua maioria, em diferentes edições do Bragafado, evento da ACOFA, que tem e continua a promover e valorizar, os jovens talentos e aspirantes a fadistas. O Bragafado é uma marca de referência, que ajuda a abrir muitas portas e oportunidades a estes apaixonados do fado, que com bom senso, sabendo gerir seu percurso fadista, podem ter um bom sucesso no mundo do fado, sem esquecer o Fado Tradicional.

Neste Bragafado 2016, participaram 7 fadistas Verónica Manjua (grande domínio de palco), Patrícia Silva (encantou o público ‘Com que voz’, fado mítico da Amália Rodrigues), Mário Bruno (com o Fado Alfacinha faz homenagem a Fernando Pessoa), Sandrina Ribeiro (a menina de Fafe, nos brindou o Fado Cigano, ‘Aquela Velhinha’ poema de Linhares Barbosa), Maria Batista (com muita entrega, canta o Fado Cravo e Fado Carriche com poemas de sua autoria), Joana Silva (tem muitas qualidades trabalhando bem o Fado Tradicional, pode ser uma boa fadista) e Vera Lima foi a grande vencedora com o Fado do Ciúme e o Fado Mouraria Estilizado, ‘Zanguei-me com meu Amor’, duas obras-primas do reportório de fado.

Momento emotivo foi a evocação ao Guitarrista José Luís Nobre Costa, cuja vida e carreira terminaram precocemente deixando uma grande obra discográfica na arte do fado.
Ana Sofia Varela, foi a artista convidada, fadista genial que nos brindou com uma sessão de Fado Tradicional (Fado Bailado, Fado Zé Negro) e Fado Canção (‘A Rua dos Meus Ciúmes’) entre outras, muito bem acompanhada pelos guitarristas Pedro de Castro (um virtuoso de topo, os conhecidos bracarenses Artur Caldeira e Daniel Paredes uma referência do fado em Portugal.

Destaque pela participação do elenco da ACOFA, Adriana Moreira, Margarida e a Margarida Rocha, fadistas que cantaram e encantaram todo o público. Nota brilhante pela apre- sentadora Sara Antunes, que conduziu o Bragadado 2016, com criatividade e muita versatilidade.
José Tinoco Marques (melómano, músico, jornalista e presidente do júri), Anabela Guimarães (Programadora Cultural), Adriana Moreira (fadista, professora e escritora) e Félix Alonso Cabrerizo (Musico, Professor, representante da ACOFA), foram os componentes do júri.

ACOFA e toda sua estrutura realizaram um Bragafado 2016 excelente, com casa cheia, que se assume como o evento mais relevante do Norte do Pais e um dos mais relevantes a Nível Nacional.
Muito obrigado a todos os funcionários e colaboradores do Theatro Circo pelo magnífico serviço que prestaram a este evento.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

04 Junho 2020

COVID… e agora?

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho