Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Brasileiros escolhem Braga

O espantalho

Brasileiros escolhem Braga

Ideias

2018-10-31 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Nos últimos tempos não se tem falado de outra coisa: a cidade de Braga foi invadida pelos brasileiros. Uma invasão no bom sentido já que a sua maioria tem qualificações e são da classe média, média/alta. Uma nova geração. Uma outra geração diferente da que chegou à ‘Cidade dos Arcebispos’ há muitos anos atrás. Hoje os brasileiros que aqui vivem são outros. São diferentes e trazem novas ideias, trabalho, empresas e uma motivação extra na economia da região. Dizem que já chegam aos 30 mil mas... o número parece um pouco exagerado. Não há ainda números certos mas devem rondar os 10 mil e se isso acontecer praticamente duplicaram em relação a 2017.

Segundo os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, em 2017 os residentes brasileiros no distrito de Braga eram 4.105 mas nos últimos 10 meses tem existido uma enorme afluência de brasileiros a Braga, havendo mesmo freguesias a revelar que se os pedidos de residência continuarem a este ritmo dentro de pouco tempo duplicam o número de habitantes. É obra... E esta escolha tem as suas razões: o grande estatuto que a cidade já tem além fronteiras nomeadamente em termos de economia 4.0; uma excelente cidade em termos de educação com a Universidade do Minho a ser das mais escolhidas em detrimento de outras faculdades do país e, também verdade, devido à falta de habitação em cidades como Lisboa e Porto. Mas neste campo também Braga já está a começar a sofrer com a procura.... os preços aumentam e quase não há casas para vender ou alugar.
Tudo junto concluímos que Braga vive um novo paradigma e uma nova fase com a vinda dos brasileiros. E, por favor, não lhes coloquem rótulos de tempos idos porque estes nossos irmãos não o merecem e só nos ajudam a promover e a ter uma cidade cada vez maior e melhor!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho