Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Breve receita para o sucesso

A responsabilidade de todos

Breve receita para o sucesso

Voz às Escolas

2019-10-16 às 06h00

Manuel Vitorino Manuel Vitorino

No passado sábado, 12 de outubro, a Administração do Porto de Mar de Viana atribuiu o prémio ao melhor aluno do concelho, a Manuel João Campanário, que conclui em 2018/2019, o curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias, com 19,6 valores, no Agrupamento de Escolas de Monserrate.
Interpelado por uma jornalista sobre a receita para o sucesso, o aluno começou por referir que “é praticar atividades extra curriculares, para não pensar só no estudo; no meu caso, artes marciais e surf”, acrescentando depois, que “é acima de tudo estudar e ter bons professores - e tive muita sorte com isso! -; bons pais, que nos apoiam em tudo.”

Nas palavras descontraídas deste jovem, converge o equilíbrio entre o trabalho persistente e os momentos de lazer proporcionados pela prática desportiva, mas emerge também, o seu exemplar relacionamento com toda a comunidade, a co-responsabilidade da família e da escola, que nos recordam que a educação da cada criança/jovem é uma missão coletiva.
As palavras do Manuel João corroboram as evidências que vimos testemunhando: habitualmente, os melhores alunos são empenhados nas tarefas escolares e participantes ativos noutras atividades, desportivas, musicais, escutistas, associativas, etc. São ainda, nesta fase da sua formação académica e pessoal, pessoas empenhadas em melhorar a sociedade e os ambientes que frequentam, constituindo-se como exemplos e estímulo para outros colegas.

Permitem-nos também, perspetivar a necessidade de outras formas de organização social, que valorizem o trabalho, conciliado com outros centros de interesse dos mais jovens, permitindo a consolidação de novos estilos de vida, mais sustentáveis em todos os domínios, individual, familiar, laboral, ambiental, social.
Esta realidade ajuda-nos a desconstruir discursos de fatalismo e a acreditar que há futuro promissor para os mais jovens, quando o labor individual encontra na escola a igualdade de oportunidades, o espaço de liberdade que acende a centelha do conhecimento e potencializa as competências de cada pessoa, tendo em vista a sua realização plena. É um desafio grandioso, que dá muito trabalho!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho