Correio do Minho

Braga, sábado

Cada vez há mais idosos isolados e sós

Mobilidade Sustentável

Ideias

2017-04-10 às 06h00

Paulo Monteiro

A Guarda Nacional Republicada realizou no passado mês de Março mais uma edição dos ‘Censos Sénior’ que tem como objectivo identificar a população idosa que vive sozinha e/ou isolada. E os números começam a assustar cada vez mais.
No Minho existem perto de cinco mil idosos que vivem sós e/ou isolados. Os números têm aumentado desde 2011 de acordo com aquela força policial e leva-nos a pensar duas vezes sobre que soluções teremos de encontrar com urgência para que este problema não se alastre ainda mais.

Voltando aos números... no distrito de Braga há 3424 idosos a viver sozinhos ou isolados, sendo que 2303 destes casos são do sexo feminino contra 1121 do sexo masculino. Destes números há 156 idosas a viver sozinhas e isoladas, enquanto que idosos são 70.
Já no distrito de Viana do Castelo são 1222 os idosos identificados (865 mulheres e 357 homens), com 138 idosas a viver sozinhas e isoladas e 25 idosos. Estes números têm vindo a crescer de ano para ano (desde 2011, ano dos primeiros censos).

Em termos nacionais na operação ‘Censos Sénior 2017’ foram sinalizados no país 45.516 idosos, dos quais: 28.279 vivem sozinhos; 5124 vivem isolados; 3521 vivem sozinhos e isolados e 8.592 não se enquadram nas situações anteriores, mas em situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológicas.
Para quê falar mais alguma coisa? Os números dizem tudo. O importante é intervir e intervir de imediato para não recebermos más notícias destes idosos isolados e que precisam, muitos deles, de ajuda. É que, infelizmente, o número tende a aumentar e não o contrário. E amanhã podemos ser nós. O tempo passa muito depressa...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.