Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Calçado bate recordes

As Bibliotecas e a cooperação em rede

Ideias

2017-02-14 às 06h00

Paulo Monteiro

Um dia alguém de forma muito inteligente resolveu virar a bitola do investimento no calçado. Deixámos de concorrer com os chineses a vender sapatos baratos e sem sucesso e passamos a vender o produto muito mais caro (dos mais caros, a seguir ao italiano), mas com grande qualidade (e sem defeito). Esta acabou por ser a grande diferença para que hoje o calçado português bata recordes atrás de recordes. Mais uma vez, quando as coisas são bem feitas os dividendos a tirar são positivos.

Quando queremos conseguimos. Ainda este fim-de-semana, Portugal esteve presente na maior feira mundial de calçado, em Milão (theMICAM), onde batemos mais um recorde: 97 empresas portuguesas presentes, responsáveis por oito mil empregos e mais de 500 milhões de euros de exportações. E a presença em Milão traduz bem a prioridade dada à promoção deste sector além fronteiras uma vez que actualmente exporta mais de 95% da produção. É obra.

E falando em exportações, em 2016 bateu mais um recorde. Foi o sétimo ano de crescimento consecutivo, segundo dados revelados em Janeiro na revista da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS). Desde 2009, as vendas de calçado português já aumentaram mais de 55% e ascendem a dois mil milhões de euros.

E só de pensar que este era um sector que andava pelas ruas da amargura há uns anos atrás...
Aqui está mais um exemplo de sucesso. E um esforço que a associação tem desenvolvido a nível de marketing, promoção e investimento. Porque para se ter sucesso também é importante investir e, às vezes com um milhão conseguem-se milhões. Que o digam as associações de turismo deste país...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

14 Dezembro 2018

Amarelos há muitos...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.