Correio do Minho

Braga, terça-feira

Calouste Gulbenkian

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Ideias

2018-07-20 às 06h00

Paulo Monteiro

Faz hoje 63 anos que faleceu, em Lisboa, aos 86 anos, Calouste Sarkis Gulbenkian, um homem de negócios, coleccionador de arte e filantropo de origem arménia, nascido no Império Otomano e conhecido pelo “senhor cinco por cento”. Foi em Lisboa que passou os últimos anos da sua vida “e onde estabeleceu no seu testamento que seria construída a sede de uma fundação internacional com o seu nome, em benefício de toda a humanidade”, segundo podemos ler na actual página da Fundação Calouste Gulbenkian, o que comprova que a sua vontade foi feita... Aliás, aconselho uma visita para ficar a saber tudo sobre este grande Homem que, em Abril de 1942, em plena II Guerra Mundial, se encontrava em França, mas decidiu procurar abrigo num país neutro. A escolha recaía entre a Suíça e Portugal. Escolheu o nosso país graças à sua situação geográfica: caso fosse necessário, poderia escapar pelo mar para os Estados Unidos. E por aqui ficou até à sua morte.

Foi um grande Homem. Tudo o que fez por este país não cabe num simples ‘Bom dia’. Fez pela Cultura, pelas Artes, pela Educação e pelo desenvolvimento deste país, provavelmente, mais do que alguns governos que passaram pelo Terreiro do Paço. Também vale a pena uma vista ao seu Museu, em Lisboa. Fez tantas coisas por nós, mas deixo aqui dois pequenos exemplos: as Bibliotecas Itinerantes (que andaram pelo país anos e anos a levar a leitura onde os livros não chegavam) e as Bolsas de Estudo (são muitas as candidaturas abertas neste momento... por isso, se está interessada(o) dê uma vista de olhos no site).
Por último, fique a saber que a biografia definitiva de Calouste Gulbenkian está a ser preparada pelo historiador britânico Jonathan Conlin, com publicação prevista para 2019, no 150.º aniversário do seu nascimento. E vai valer a pena!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

25 Setembro 2018

Traição, dizem eles!

25 Setembro 2018

As receitas do IVA

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.