Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Camilo, a gastronomia, e o ‘choco’...

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

Camilo, a gastronomia, e o ‘choco’...

Ideias

2018-10-02 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Camilo Castelo Branco é o escritor português que mais livros tem escritos. Um recorde imbatível. Fazia o que mais gostava e é um símbolo português da literatura. Se no seu tempo já existisse o Nobel da Literatura, certamente que o receberia... (o primeiro foi atribuído em 1901 e Camilo viveu entre 1825 e 1890. Mas tem uma relação com o Nobel e com Saramago. Disso falarei para a semana).

Mas Camilo tem uma ligação muito grande ao Minho e é, em Vila Nova de Famalicão, mais concretamente em São Miguel de Seide, que encontramos o seu maior espólio, com a casa onde viveu com Ana Plácido, bem como o Centro de Estudos Camilianos. Para além disso, a autarquia aposta forte na ‘rota camiliana’ e, na passada quinta-feira (curiosamente no dia em que passavam 187 anos sobre o nascimento de Ana Plácido), apresentou um ‘menu camiliano’ numa excelente parceria com o restaurante Ferrugem e com o chef Renato Cunha.

O que se podia esperar deste casamento? Um perfeito banquete e mais um motivo para promover a cultura, a gastronomia e o turismo. Mais uma aposta ganha com um menu ‘de outro mundo’ e retirado do livro ‘A brasileira de Prazins’, escrito por Camilo. Um menu com iguarias do tempo do escritor: sardinha, cebola e pimento; feijoca branca, com caldo de legumes e tora, ou o galo de raça amarela e arroz carolino, sem esquecer o arroz de leite e a ‘pinga do choco’... que é como quem diz... um excelente vinho do Porto com 20 anos. Camilo sabia o que era bom. A câmara de Famalicão e o chef Renato Cunha também sabem. E este assunto não pode morrer aqui. Primeiro porque nos próximos dias lhe vamos dedicar alguns excelentes momentos e, depois, porque agora é obrigatória uma visita ao ‘Ferrugem’ e degustar este divinal menu...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

02 Junho 2020

O PS e as presidenciais

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho