Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Caminho de Santiago sempre a bater recordes...

Nem um direito a menos

Caminho de Santiago sempre a bater recordes...

Ideias

2020-01-06 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Mais de 350 mil peregrinos chegaram em 2019 a Santiago de Compostela. Pelo terceiro ano consecutivo foi batido um novo recorde de peregrinos a chegar à capital da Galiza e, ao que tudo indica, o recorde vai continuar a ser batido uma vez que 2021 será Ano Jacobeu (ano em que o 25 de Julho, festividade do martírio do apóstolo Santiago, coincide com um domingo). E o facto de ser Ano Jacobeu faz com que a partir de 31 de Dezembro deste ano e até 31 de Dezembro do próximo ano a Porta Santa da Catedral esteja aberta (vale a pena conhecer toda esta história...). Mas os caminhos de Santiago também estão na moda e cada vez mais na moda os caminhos portugueses (Caminho Central, Caminho do Interior e Caminho da Costa).

Depois da euforia do Caminho Francês - o mais conhecido e mais concorrido -, os peregrinos viraram-se para Portugal e também todos os anos se batem recordes e a promoção feita pelas autarquia tem sido enorme. É mais um factor de atracção, de turismo e onde se acaba por juntar o lazer com a religião e com a história. E não só: nesta altura está em andamento o processo para que o caminho português seja declarado Património da Humanidade (à semelhança do Caminho Francês, em 1993, e do caminho do Norte Peninsular, em 2015). Nesta candidatura muito tem apostado o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular que ainda recentemente, para além de muitas outras iniciativas, editou o livro ‘O Cajado de Daghdha’, já oferecido pelo ‘Correio do Minho’. O objectivo é promover cada vez mais os Caminhos de Santiago. E todos têm conseguido, por isso merecem os frutos que estão a ser colhidos porque, de facto, são caminhos fantásticos e que valem a pena ser feito, pelo menos uma vez na vida!...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho