Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Candidatos no terreno!

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Ideias Políticas

2013-02-12 às 06h00

Hugo Soares

Começou a corrida a dois pela Presidência da Câmara Municipal de Braga. Os Bracarenses têm agora clara e cristalina a escolha que têm de fazer em Outubro de 2013. De um lado Ricardo Rio. Do outro lado Vítor Sousa. O primeiro viu assinado o acordo pluripartidário que sustenta sua candidatura; o segundo enviou um infomail a toda a população. Aí estão as autárquicas no terreno.

Com as campanhas na rua a minha primeira reflexão vai para os primeiros dados comparáveis de cada um dos candidatos. Na verdade, sem facciosismos partidários ou simpatias pessoais, a primeira comparação que se pode fazer é curricular. Espelharei nas próximas linhas apenas factos. De Vítor Sousa recolhidos do tal infomail enviado com vista ao ganho de notoriedade. De Ricardo Rio das suas páginas nas redes sociais onde iniciou uma fortíssima campanha de aproximação dos eleitores. É, pois, dos curriculum individuais de cada candidato que vou escrever.

Ricardo Rio apresenta-se: “Ricardo Rio tem 40 anos, é casado e pai de três filhas. Nasceu em Braga e estudou no Colégio Dublin, na Escola André Soares e nas Escolas Secundárias Carlos Amarante e Alberto Sampaio. Licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia do Porto, onde completou também a parte curricular do Mestrado em Economia. Concluiu ainda o Curso Avançado de Estudos Políticos do IEP, da Universidade Católica de Lisboa.

Foi Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros e Director do Instituto Mercado de Capitais da Euronext Lisbon. Hoje consultor em diversos Programas da Porto Business School. Colaborou com entidades como a CCDRN - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, a AEP - Associação Empresarial de Portugal, a Associação Industrial do Minho, o IFCTS - Instituto para a Formação do Comércio, Turismo e Serviços, a Pamésa, a Astrolábio, a Universidade Fernando Pessoa, o Instituto de Gestão dos Fundos de Capitalização da Segurança Social, a Fundação para a Ciência e Desenvolvimento da Câmara Municipal do Porto, a Euronext Lisbon, a QI - Quociente de Imagem, a ComunicAction, e diversas Autarquias (por via directa ou pelo trabalho conjunto com a Sigma - Team Consulting). Prestou ainda assessoria ao Conselho de Administração da Casa da Música e à Fundação Cidade de Guimarães.

Docente universitário, tendo leccionado na Universidade Fernando Pessoa, no ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto, na Universidade Lusíada e no IESF - Instituto Superior de Estudos Financeiros e Fiscais. A nível de cargos públicos, Ricardo Rio é vereador na Câmara Municipal de Braga desde 2005. Foi membro da Assembleia Municipal de Braga, no mandato de 2001 a 2005. A nível partidário, Ricardo Rio foi Presidente da Comissão Política da Secção de Braga do PSD, de 2002 a 2008, tendo sido também vogal da Comissão Política Nacional do PSD entre 2008 e 2010. É membro do Conselho Nacional dos ASD - Autarcas Social Democratas.”

Já Vitor Sousa, de 53 anos, casado e com dois filhos, gosta de cinema, literatura, pesca e música. Reside em Braga, cidade que o acolheu desde os 10 de idade. É presidente da Associação de festas de S. João, foi administrador do jornal Correio do Minho, Diretor Geral da Rádio Antena Minho, Presidente do Conselho de Administração dos Transporte Urbanos de Braga, foi vereador com vários pelouros, é vice-presidente da Câmara Municipal e Presidente da Concelhia do PS.

Estão, assim, apresentados os candidatos. Um, docente universitário e consultor de empresas. Outro, de há muitos anos na vida política, desempenhando funções ora como autarca ora como administrador de empresas municipais. Lançados estão os dados. Em próxima oportunidade vamos aos projetos de cidade.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias Políticas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.