Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Cantares de Reis e Janeiras: o amor pela tradição

Um novo pacote de medidas de apoio às empresas

Ideias

2017-02-08 às 06h00

Félix Alonso Cabrerizo Félix Alonso Cabrerizo

Uma das mais duradoras folias de Natal tem sido a das Janeiras, que andam cantando por portas… as janeiras foram banidas da capital, mas refugiaram-se na província, especialmente no Minho, onde encontraram apoio secular na disposição natural do povo paro o canto.
O verso, essa floração espontânea de toda a alma minhota, celebra o natal do Cristo nas “janeiras” e nas “reisadas”.
(As Alegres canções do Norte, Alberto Pimentel - Publicação Dom Quixote-1989).

Sem lugar a dúvidas os Cantares de Reis e Janeiras é uma tradição muito popular, compartida por muitas pessoas e grupos, que vão de porta em porta, cantando belos versos, que originam um convívio especial, imprimindo laços de amizade, que de ano para ano cimenta em uma solida fraternidade humana. Desde meus primeiros anos em terras minhotas tivera a oportunidade de participar e Cantar os Reis e Janeiras, com o Orfeão de Braga, foi uma experiência maravilhosa que sempre recordarei, com muito amor e carinho.

No Concelho de Braga todos os anos assistimos ao Encontro de Cantares de Reis e Janeiras. É de louvar o empenho do Município de Braga em promover este tipo de eventos, celebrando a sua XXX Edição de Cantares de Reis e Janeiras 2016-2017, para assim manter e preservar a Tradição e Cultura, destes maravilhosos cantos tão populares que tanto apreciam e são uma onda de confraternidade entre o povo bracarense.

Este ano o programa foi orientado em três vertentes: Cantar de Reis em Instituições de Solidariedade Social, Cânticos na Rua e Encontro de Reis e Janeiras, este realizado no dia 8 de Janeiro, Auditório do Parque de Exposições de Braga, com a participação de 13 grupos, entre eles o Orfeão de Braga (representante habitual do evento), Coro Real do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, e outros das freguesias de Lamaçães, Esporões, Cabreiros, Celeiros, Fraião, entre outras.

O dia 15 de Janeiro, tive o privilégio de participar no Encontro de Reis e Janeiras de Tenões, promovido pela Organização de Eventos da Junta de Freguesia de Nogueiró e Tenões, com um interessante e atrativo espetáculo começando com a brilhante atuação do Grupo Musical Canto D’Aqui, o Grupo de Reis e Janeiras de Tenões (excelentes vozes e perfeitas vocalizações), Rancho Folclórico de Lamaçães, Grupo Coral de Nogueiró, Rusga de Este S. Pedro, Grupo de Cavaquinhos da Associação dos Antigos Alunos da Escola Industrial e Comercial de Braga, Grupo de Música e Cantares Populares do CDCR dos CTT e também participaram do Projeto Jardim Musical, os alunos do Jardim de Infância, EB1 de Nogueiró que deram uma ar de talento, simpatia e Aptidão Musical com muito futuro pela frente, foram conduzido e orientados pelo professor Ricardo Fernandes e o Maestro Félix Alonso, mentores do projeto Jardim Musical, que também deram a conhecer a sua Orquestra Juvenil Orff (Formação composta pelos instrumentos, flautas de bisel, jogo de sinos, metalofones, xilofones, guitarra, precursão e vozes) de Arentim e Cunha, que tivera uma excelente atuação que encantou ao público, com isto fica o testemunho que as Tradições cada dia são fortalecidas com jovens talentos, que vão aparecendo, agora é importante trabalhar com eles, abrir caminhos e realizar mais atuações e concertos. Então, Braga e o Minho serão fortalecidos com mais jovens artistas e o Concelho seguirá caminhando pelas Tradições e a página do Correio do Minho “Braga nas Tradições” seguira colaborando com todos estes projetos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho