Correio do Minho

Braga, terça-feira

casamosedepois@gmail.com

O que nos distingue

Conta o Leitor

2011-03-06 às 06h00

Leitor

Não, não pensem sequer nisso, pois não se trata do nome de nenhuma música pimba ou do nome de nenhuma brincadeira, trata-se apenas de um e-mail, gerido por uma equipa pertencente à pastoral familiar, que podem utilizar quando os problemas começarem a aparecer no vosso matrimónio e, sozinhos, se vejam incapazes de os resolver.

Sim, porque não se enganem, é normal dois seres humanos que comecem a partilhar o mesmo espaço, partilharem também momentos de discussão e, por vezes, a falta de serenidade perante as novidades que entretanto se impõem à nossa vida não nos permite continuar e temos vontade de optar pelo facilitismo, pela desistência, pela recusa… pela separação, pela ruptura, total e definitiva.

Às vezes, nos dias que correm, em que tudo é exigência, e exigente, falta-nos tempo para parar e ponderar aquilo que nos faz verdadeiramente felizes. Uns, porventura, os mais distraídos pensam que essa felicidade está no trabalho, outros nas noitadas, outros há que o seu barómetro parou lá no tempo e deixam de procurar aquilo que nunca acreditaram que existisse… Nós propomo-nos lutar contra a maré, e acreditamos que é possível, hoje, e até mais do que nunca, ser feliz, viver em plenitude o sacramento do matrimónio.

Muitos dos casais que “casam pela igreja” já são convidados a frequentar um C.P.M. (Centro Preparação para o Matrimónio).Urge, para os que nunca ouviram falar, por falta de convite, ou de curiosidade sobre experimentar novidades, informar que são basicamente um conjunto de sessões onde se debatem temas que mesmo que nos pareçam que não irão fazer parte das nossas vidas, iremos, mais tarde ou mais cedo, ter contacto com eles.

É o tempo de namoro, é o dia do matrimónio, a relação sexual, a fecundidade do casal, as novas exigências que entretanto vão surgindo e é a construção do amor ao longo da vida que vão enchendo as páginas de vida que se escrevem em cada sessão, em cada encontro, em cada olhar, e recordamos muitos que foram ficando no íntimo dos nossos corações…

Relembro, para os mais inquietos que não são professores ou sábios que estão convosco nes-ses encontros, apenas casais que, como vocês, vivem todos os dias, de recuos e avanços, de felicidades…mas que é assim, dia-a-dia, que vão conhecendo aquilo que é o verdadeiro amor.
Na sociedade dos nossos dias, parece não haver lugar para debates serenos, proveitosos e inquietantes, que nos façam pensar, melhorar e porventura, procurar um caminho menos danoso para nós e, sobretudo para os outros…

Assim sendo, devemos, efectivamente, aproveitar tudo aquilo que, gratuitamente, nos ofereçam e que, mesmo sem darmos por isso, nos faz crescer, ganhar maturidade. Maturidade que se reflectirá em tudo aquilo que é parte integrante da nossa vida, em tudo aquilo em que queremos ver reflectido o nosso cunho pessoal, como dizem, a nossa “marca”, já que de muita marca se vive hoje!

Aos que foram corajosos por aceitarem partilhar com outro ser humano a sua tão preciosa vida, desejamos que o façam heroicamente, será o vosso hino de glória, possivelmente a missão mais difícil que alguma vez aceitariam, mas sem dúvida, aquela que mais satisfação lhes pode dar…
E já sabem casamosedepois@gmail.com estará preparado para vos proporcionar verdadeiros momentos de partilha, reflexão e porque não ORAÇÃO…

“Conscientes da graça recebida, possam os cônjuges cristãos construir uma família aberta à vida e capaz de enfrentar unida os muitos e complexos desafios deste nosso tempo. Hoje há particularmente necessidade do testemunho deles” (Angelus, 8 de outubro de 2006) (RL).

Sandra Gomes

Deixa o teu comentário

Últimas Conta o Leitor

31 Agosto 2018

Ingratidão

30 Agosto 2018

Humanum Amare Est

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.