Correio do Minho

Braga,

Cavaco “amigo da Galiza”

Amigos não são amiguinhos

Ideias

2017-07-28 às 06h00

Paulo Monteiro

O ex-Presidente da República Cavaco Silva foi esta semana homenageado na Galiza, recebendo das mãos de Alberto Núñez Feijóo a Medalha de Ouro, distinção máxima atribuída às pessoas ou instituições que honraram a Galiza. O presidente da Xunta da Galiza recordou que Cavaco “foi um dos políticos que mais contribuiu para desenvolver a democracia portuguesa” e que “teve sempre presente que Portugal e Espanha deviam “estreitar os seu laços”, recordando mesmo que fortaleceu a cooperação transfronteiriça, estreitou os laços com a Galiza e com a lusofonia. Cavaco Silva acaba, por isso, por ser um “amigo da Galiza”.

O dia da entrega das medalhas de Ouro da Galiza teve também um significado especial pelo facto de Alberto Feijóo ter distinguido outras personalidades, com destaque para Miguel Ángel Blanco, o jovem político espanhol (edil de Ermua) assassinado há 20 anos pela ETA. Esta entrega acabou por se converter num apelo à “liberdade” e à “unidade” contra os “nacionalismos intempestivos” galegos. O presidente da Xunta, Alberto Núñez Feijoo, advertiu mesmo que “nenhum político democrático foi eleito para dividir as pessoas, mas sim para fortalecer as pontes entre elas através do diálogo”. Uma homenagem cheia de simbolismo e, que neste caso demonstra que o Minho e a Galiza estão cada vez mais unidos. Somos cerca de seis milhões de habitantes numa euro-região que se quer mais forte e a trabalhar em projectos conjuntos. E exemplo disso são as localidades vizinhas - somente separadas pelo rio Minho -, que trabalham em conjunto, dividem actividades e encargos. São tantos os exemplos positivos. Por isso esta homenagem a Cavaco é também uma homenagem a todos aqueles que trabalharam, e trabalham, em prol do fortalecimento da euro-região. Feijóo está de parabéns pelo seu gesto!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.