Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Celebrar a vida

A responsabilidade de todos

Celebrar a vida

Voz à Saúde

2020-11-11 às 06h00

Manuel Vitorino Manuel Vitorino

No pretérito dia 21 de outubro, a Escola Secundária de Monserrate (ESM) celebrou o seu 132.º aniversário. Ao longo dos anos, a Escola teve vários nomes e funcionou em vários edifícios. Contudo, a sua identidade permanece no quotidiano dos que aqui aprendem e trabalham, assim como na memória dos milhares de pessoas – alunos, funcionários, professores - que por ela têm passado, e que aqui, também aprenderam e se formaram para a vida profissional, pessoal e social.
São muitos os testemunhos que nos chegam de antigos alunos, pessoas realizadas, que nas empresas e nas instituições da sociedade, são exemplo de profissionalismo e de cidadania.
Hoje, em tempo de pandemia, que é a segunda no historial da escola, todos somos desafiados a dar o melhor de nós, a aprender e a ensinar.
Pelos condicionalismos que vivemos, não houve momentos de celebração conjunta.
Ainda assim, aproveitamos a ocasião para reiterar a mensagem fulcral à comunidade educativa: é necessário um esforço acrescido de cada um, na colaboração dos alunos com os professores e com os colegas; na adoção de comportamentos individuais e coletivos responsáveis: manter o distanciamento, usar a máscara mesmo fora da escola, não fazer ajuntamentos de pessoas, cumprir as normas sanitárias em vigor.
Pertencer à comunidade escolar da ESM e do Agrupamento de Escolas de Monserrate é também ser um exemplo de cidadania em todos os lugares que frequentamos.
Dessa forma crescemos como pessoas, honramos a identidade e a memória da nossa Escola e contribuímos para que seja uma referência na sociedade e na região.
Foi por isso, que ainda em tempo de aniversário, com regozijo, recebemos o voto de felicitações aprovado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, pela atribuição do selo EQAVET, comprovando a qualidade de ensino e formação profissional desenvolvida pelo Agrupamento.
Esta distinção reforça o nosso compromisso de continuar a trabalhar para garantir uma formação de qualidade, cujos resultados testemunham o trabalho de todos (alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e outros parceiros) e dignificam o ensino do concelho de Viana do Castelo.
Nas circunstâncias do tempo presente, é importante recentrar a nossa ação nas coisas mais simples e importantes, a começar pelo cuidado com a saúde e a segurança de cada pessoa. Acima de tudo, em tempo de aniversário, importa celebrar a vida!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho