Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Celebrar o sucesso e fazer comunidade

A responsabilidade de todos

Banner publicidade
Celebrar o sucesso e fazer comunidade

Voz às Escolas

2023-01-19 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

AEscola Secundária Martins Sarmento (ESMS) é uma escola com história. No passado dia 8 de janeiro, fez 132 anos que foi criado “um instituto de instrução pública e gratuita para dar resposta às necessidades locais” e, em 16 de setembro de 2022, fez 127 anos que esse instituto de instrução pública, denominado “Pequeno Seminário de Nossa Senhora da Oliveira”, foi organizado como liceu nacional.
Ao longo da sua história, a ESMS tem contribuído para a prestação de um excelente serviço público de educação, constituindo-se como uma referência para o nosso desenvolvimento coletivo, através do ensino que oferece aos alunos que anualmente a procuram.
Foi com naturalidade que escolhemos o dia do aniversário da ESMS para celebrar o sucesso dos nossos alunos. Na passada sexta-feira, dia 13 de janeiro, a ESMS homenageou publicamente os 530 alunos que concluíram o ensino secundário no ano letivo 2021/2022 e reconheceu o mérito daqueles que, de alguma forma, se destacaram ao longo desse ano letivo.
Na ESMS, há excelência em muitas áreas e com esta homenagem pretendemos valorizar os resultados alcançados pelos nossos alunos, mas também a dedicação, a assiduidade, o esforço no trabalho, assim como o envolvimento em ações meritórias. A atenção permanente aos valores fundamentais da formação humana – essenciais para a vivência em sociedades multiculturais, como sejam a amizade, o companheirismo, a solidariedade, a tolerância, o sentido de responsabilidade e de autoexigência, a honestidade, o diálogo e o respeito pelos outros e pelo meio ambiente – faz parte do trabalho que desenvolvemos na ESMS. Educar transmitindo conteúdos, hábitos e valores é para nós a tarefa integral da educação. A dimensão académica é encarada como um caminho paralelo, porque não há desenvolvimento académico se não houver desenvolvimento da pessoa.
Ao longo dos três anos de permanência na ESMS, os alunos preparam-se para uma nova etapa das suas vidas e complementam o trabalho académico com o aprender a ser pessoas. Aprendem a “aprender, aprender a desenvolver-se e aprender a continuar a se desenvolver mesmo depois da escola”, tal como está preconizado no nosso Projeto Educativo.
É amplamente reconhecido que as escolas devem preparar os jovens para um mundo diferente daquele de há vinte anos atrás. Os jovens enfrentam uma economia global diversificada, caracterizada pela inovação tecnológica, altamente competitiva e onde a criatividade e o empreendedorismo são valorizados. As escolas têm de preparar os seus alunos com conhecimentos, capacidades e atitudes para enfrentar um ambiente internacional desafiador, no qual aqueles que obtêm sucesso correm riscos e buscam continuamente a melhoria.
Mas, sobretudo, temos de ajudar a preparar pessoas competentes e comprometidas com o bem comum, pessoas solidárias, pessoas que vencem o combate da vida e que vencem todos os desafios que se lhes deparam. É nossa convicção que o tempo que permanecem na Escola Martins Sarmento os ajuda a preparar para enfrentar esse combate e a vencer todos os desafios.
Obviamente, o trabalho árduo para obter resultados deve ser e é realizado pelos próprios alunos, mas a dedicação e o trabalho de todos os professores e funcionários, que ajudam na formação académica e na formação do carácter, também são dignos de apreço.
Contudo, só com responsabilidades partilhadas é possível alcançar resultados de excelência, por isso os pais que são parceiros no percurso de sucesso, e que sempre se esforçam para apoiar os seus filhos, também foram homenageados. Consideramos que investir na educação dos filhos é construir o melhor património que se deixa como herança. Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com lucro garantido.
Acreditamos que celebrar o sucesso dos nossos alunos nos ajuda a fortalecer como comunidade educativa. Acreditamos que o seu desempenho dignifica o nosso trabalho fazendo-nos sentir que vale a pena, como disse Rudyard Kipling, preencher cada minuto que passa com sessenta segundos de tarefa acertada.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

14 Março 2024

Para que conste...

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho