Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Centeno está mortinho por sair!

Braga - Concelho mais Liberal de Portugal

Centeno está mortinho por sair!

Ideias

2019-11-07 às 06h00

José Manuel Fernandes José Manuel Fernandes

Nunca tivemos um governo tão comprido. Na UE estamos em primeiro. Ninguém tem um governo com tantos ministros e secretários de Estado! Nem mesmo os “grandes”, ou seja, aqueles Estados-Membros que têm mais população e são mais ricos, como a Alemanha, a França, o Reino Unido ou a Espanha...
São 70: um Primeiro-Ministro, 19 ministros e 50 (sim, 50!) secretários de Estado. Estima-se que a folha salarial deste governo aumente 15% face à última legislatura. Não havia necessidade. Haja um governo grande ou pequeno, o que importa são os resultados. Mas a eficiência e a coesão perdem-se, as competências vão sobrepor-se, a responsabilidade vai diluir-se, os insucessos serão - muitas vezes - do outro, o “outro” ministério. É um governo grande que não ajudará a que seja um grande governo.

Porque é que António Costa escolheu esta estrutura para o governo?
É para acomodar compromissos? Quantos mais ministros e secretários de Estado, mais assessorias existem. Será para satisfazer as exigências da estrutura partidária e as fações e tendências internas? Nenhuma explicação é boa. António Costa não atingiu o objetivo da maioria absoluta. Ficou claro o seu azedume quando - sem nada que o justificasse - se “atirou” a um idoso no final da campanha.
Ninguém sabe se a legislatura chegará ao fim. Estou convencido que o governo durará, pelo menos, até às autárquicas de 2021. Lembro que no primeiro semestre de 2021 Portugal assume a Presidência da União Europeia, momento que exige empenho, estabilidade e concentração. Também as eleições presidenciais decorrerão no início de 2021.

Mas António Costa já avisou que um mau resultado do PS nas eleições autárquicas não será um motivo para se demitir. Foi no discurso de tomada de posse que afirmou: “também não ficaremos condicionados na ação governativa pelos resultados dessas eleições”. Esta é uma frase a reter para no futuro rever o seu significado. Trata-se de uma nova versão do "pântano", o que significa que, na eventualidade de um mau resultado nas autárquicas, não se demite. Recorde-se que António Guterres, depois de perder as eleições autárquicas de 2001, argumentou que, se continuasse a governar, um pântano se instalaria em Portugal.

Agora, o PS não pode desculpar-se com o governo anterior. A narrativa para a diminuição das expectativas e para passar culpas já começou. Os socialistas são maus a governar, mas são bons a iludir e a manipular. Já todos começamos a ouvir que a economia europeia e mundial está a desacelerar e que a conjuntura externa é menos favorável. Todos sabemos que o telhado deve ser reparado no verão! A governação socialista que contou com o apoio das esquerdas radicais foi uma oportunidade perdida para Portugal. Os ventos favoráveis não foram aproveitados para modernizar Portugal.
Já afirmei várias vezes que o aumento de todos os salários devia ser um desígnio nacional. Mas não é por decreto que tal se concretiza. Só uma economia forte, competitiva, produtiva, empreendedora permite esse objetivo. Acontece que os socialistas e as esquerdas radicais não gostam destas palavras, não suportam que se fale de mérito ou rigor. Para eles tudo deveria ser Estado e, para isso, "dão-nos" mais impostos! Mas o que precisamos é de diminuir a burocracia e dar confiança aos investidores. A previsibilidade fiscal e a rapidez na justiça são objetivos cruciais para este desiderato.

O que é moda e o que está a dar também será, obviamente, uma parte importante da estratégia socialista. Quem é que não concorda com um pacto para uma Europa verde? Há alguém que não defenda o reforço da cooperação com África? Ou o aumento do salário mínimo nacional? Ou o combate às desigualdades e a defesa da sustentabilidade demográfica? As generalidades são o forte desta governação. O que se exige é que se acabe com o caos no serviço nacional de saúde, que se utilize bem os 12 milhões de euros que recebemos por dia do orçamento da UE, que se fomente o investimento público e que se promova, efetivamente, a coesão territorial! Estes objetivos deviam ser quantificados para serem escrutinados. Se assim não for, continuaremos a ter propaganda ainda que eu tenha outra certeza: não se consegue estar sempre a varrer o lixo para debaixo do tapete. Não é por acaso que Mário Centeno está mortinho por sair do governo.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

27 Março 2024

Os bobos

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho