Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Centro Escolar do Fujacal

Saúde escolar: parceiro imprescindível das escolas de hoje

Voz às Escolas

2012-05-28 às 06h00

Maria da Graça Moura

O novo Centro Escolar do Fujacal é um espaço educacional digno de uma escola cidadã. Integrado num contexto urbano multicultural, a sua requalificação trouxe à comunidade uma nova apropriação e uma melhor resposta em termos de recursos pedagógicos e recreativos.
Na verdade, a requalificação das salas, dos sanitários e a integração da cantina e da biblioteca representam uma mais-valia muito significativa na vida da escola.

Hoje, as crianças do Fujacal, têm espaços amplos equipados e organizados para brincar, correr e saltar, uma cantina condigna para almoçar e uma biblioteca onde, finalmente, podem enriquecer-se culturalmente, promover a autonomia e aperfeiçoar os conhecimentos. Estes recursos lúdicos e educativos são fundamentais para melhorar o trabalho educativo dos professores.

Sabemos a importância que tem a estrutura física na construção de um ambiente escolar acolhedor, organizado e seguro. Uma escola bonita interfere positivamente na aprendizagem dos alu-nos e ajuda a que todos se sintam confortáveis, tornando mais prazeroso o trabalho. É aliar, de modo estreito, a dimensão ética com a estética! Sendo que aqui, o conceito de estética está também associado à valorização da diversidade e pluralidade cultural que implica conviver com a diferença, com o imprevisível, com os conflitos sociais que exigem criatividade e bom senso na resolução dos múltiplos problemas que emergem no dia-a-dia escolar.

Promover a inclusão, numa instituição escolar incondicionalmente aberta a todos, coloca grandes desafios à organização do sistema e exige um exercício diário de cooperação e de convivência saudável, no respeito pela diferença, mas ao mesmo tempo, num esforço conjunto de trabalhar a formação integral dos alunos num processo participativo, solidário e acolhedor.

A aposta na modernização do centro escolar do Fujacal tem a sua expressão maior na qualificação da oferta educativa do agrupamento André Soares ao criar as condições para o desenvolvimento de melhores oportunidades de aprendizagem dos alunos, num conjunto integrado de recursos lúdicos e pedagógicos.

Estamos perante um espaço educativo potenciador de uma mudança social que facilita e favorece uma relação mais assertiva entre a escola e a comunidade, pois a cooperação e a colaboração são fundamentais para a construção coletiva do conhecimento, onde o aluno sai beneficiado em todas as suas dimensões.

Numa escola assim será mais fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se e ser feliz!
E, se cada criança é a promessa de que um mundo melhor ainda teremos, é justo homenagear, simbolicamente, o construtor dessa esperança - o professor

SER PROFESSOR

Ser professor é ser artista,
Malabarista,
Pintor, escultor, doutor,
Musicólogo, psicólogo,
É ser mãe, pai, irmã, avó,
É ser palhaço, estilhaço,
Espantalho, bagaço,
É ser ciência e paciência,
É ser informação, é ser acção.
É ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser Sol.
Incompreendido?... Muito.
Defendido?.. Nunca.
O seu filho passou?
Claro, é um génio.
Não passou?
O professor não ensinou.
Ser professor...
É um vício ou vocação
É outra coisa...
É ter nas mãos o mundo de
Amanhã
Amanhã
Os alunos vão-se...
E ele, o mestre, de mãos vazias,
Fica com o coração partido.
Recebe novas turmas,
Novos olhinhos ávidos de
Cultura
E ele, o professor
Vai despejando
Com toda a ternura, o saber, a orientação
Nas cabecilhas novas que
Amanhã
Luzirão no firmamento
Dá pátria
Fica a saudade...
A amizade.
O pagamento real?
Só na Eternidade.

Autor desconhecido

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

17 Setembro 2018

“Bons e maus Papeis”

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.