Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Cerveira e Tomiño: mais um bom exemplo de cooperação transfronteiriça

Transparência na gestão da coisa pública

Ideias

2017-09-25 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Muito tenho falado da cooperação transfronteiriça entre o Minho e a Galiza. Ou melhor, entre as localidades minhotas e galegas das margens do rio Minho. Vila Nova de Cerveira, Valença, Caminha, Monção, Melgaço... todos com bons exemplos.
Por essa razão quando estas parcerias aparecem são sempre motivo de notícia.

Uma das mais interessantes dos últimos tempos vem de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño. As duas localidades reuniram arquitectos e engenheiros galegos e portugueses para os convidar a participar no júri do concurso de Ideias que seleccionará a proposta para a futura travessia pedonal sobre o rio Minho, unindo o Parque de Lazer do Castelinho e o Espaço Fortaleza.

O objectivo é que a imagem da futura travessia pedonal sobre o rio Minho seja conhecida na Primavera de 2018 e que esta privilegie a funcionalidade, singularidade, qualidade e integração. E - o mais importante - unindo duas localidades que se querem mais cooperantes, juntando sinergias. Este é mais um salto para que sejam mais conhecidas nesta euroregião de mais de seis milhões de habitantes e, ao mesmo tempo, mais procuradas nas vertentes económicas, turísticas, gastronómicas e culturais, entre outras.

E não foi por acaso que esta cooperação e estes bons exemplos acabaram por ser reconhecidos uma vez que a UM-Cidades elegeu Vila Nova de Cerveira o Município do Ano - Norte 2017, na categoria com menos de 20 mil habitantes, com o projecto ‘Agenda de Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño’...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho