Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Chá Europeu: um verdadeiro sucesso...

Transparência na gestão da coisa pública

Chá Europeu: um verdadeiro sucesso...

Ideias

2019-03-26 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Quem disse que os jovens não querem saber da União Europeia? Pois... na passada sexta-feira tive um dos melhores momentos enquanto europeísta convicto. Os jovens mostraram-me que querem saber, que estão interessados e que querem uma União Europeia cada vez mais forte, mais solidária e mais unida. Tive a felicidade de participar no II Chá Europeu, realizado no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão. Durante mais de duas horas, Vítor Moreira (Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão), Rosário Azevedo (secretária Executiva da CIM Ave), José Peliteiro (aluno Erasmus) e eu próprio explorámos a temática da cidadania europeia e das eleições europeias.

Tentámos dar a conhecer as mais-valias da pertença à União Europeia, ao mesmo tempo que se pretenderam dissipar dúvidas ou questões dos cidadãos em relação à UE e ao projecto europeu. Foi um autêntico sucesso. E foi um sucesso a começar logo pelo número de alunos presentes (cerca de 70) e com muitos a levarem os pais e encarregados de Educação para assistirem a este Chá Europeu realizado pelo Centro de Informação Europe Direct do Minho, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em parceria com o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, excelentemente dinamizado pela professora Elisa Costa. A sala estava cheia. O interesse foi brutal e ainda mais porque se realizou a uma sexta-feira à noite (fora de horário das aulas) e numa altura em que Portugal jogava com a Ucrânia. Os jovens mostraram que o tema Europa lhes interessa e que estão em sintonia na luta contra a abstenção. Vai ser uma luta dura, árdua, mas que deixaram a mensagem que irão tudo fazer para levar cada vez mais gente a votar no dia 26 de Maio...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho