Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Chega ao fim um outro ano lectivo!

As Bibliotecas e a cooperação em rede

Voz às Escolas

2010-06-21 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Um ano em que as condições de funcionamento e de trabalho não foram as melhores na ESCA, pelas obras de requalificação que ainda estão a decorrer. A compreensão e esforço de adaptação pelas condições oferecidas foram comuns a todos os que diariamente percorrem os corredores desta escola, alunos, professores e funcionários. Mas todos sabemos que esta fase se justifica pelas mais-valias que viremos a ter no futuro.

Estamos a construir uma escola que melhor vai servir o seu desígnio mais nobre, ser um serviço público de educação de excelência. E são incontáveis os benefícios em serviços e equipamentos que estas obras trarão: os novos laboratórios e salas de aula com condições de conforto e de acústica e com equipamentos que favorecem a introdução de novas metodologias no processo de ensino e de aprendizagem; o atractivo Pavilhão Gimnodesportivo que permitirá incrementar nos alunos o gosto pela prática da actividade física e desportiva e, consequentemente, a adopção de hábitos de vida mais saudável; a Biblioteca caracterizada pela sua grande dimensão, agradabilidade e aspecto convidativo, permitindo promover o trabalho de pesquisa, o gosto pela leitura e o desenvolvimento de hábitos de trabalho nos nossos alunos e, ainda, intensificar o número de actividades desenvolvidas com toda a comunidade educativa; a nova Sala do Aluno, espaço muito amplo e agradável, que disponibiliza serviços direccionados essencialmente aos alunos, tais como o bar, a cantina, a reprografia e a papelaria; os novos espaços destinados à gestão e serviços que se localizam numa zona mais acessível à comunidade educativa, graças à sua proximidade à nova entrada da Escola.

Mas, apesar desta perturbação nas condições de funcionamento, o final deste ano volta a ser novamente marcado pelos bons resultados escolares alcançados pelos nossos alunos, como é visível nas pautas de avaliação do final do ano lectivo, já afixadas. Estes resultados são sintomáticos do trabalho e do empenho que os nossos alunos e professores tiveram ao longo do ano, a exemplo do que tem acontecido nos anos anteriores e que tem marcado positivamente esta escola, como reporta o resultado da avaliação externa promovida pela IGE e que referi no último artigo.

Outro aspecto que é importante realçar tem a ver com as múltiplas actividades que a escola promove internamente ou em que participa. Realço, a título de exemplo, a participação nas Olimpíadas Nacionais da Matemática com o registo de uma medalha de Bronze e as Olimpíadas da Física com um honroso 7º lugar. Conseguimos, todos em conjunto, promover uma escola mais interventiva e com interesses múltiplos que permitem aos nossos alunos desenvolver todas as suas capacidades, criando laços afectivos fortes e solidários com a escola.

Mas, é o fim do ano lectivo! São múltiplas as emoções vivenciadas na comunidade educativa nesta época. Aos sentimentos de alívio e satisfação por termos chegado ao fim do ano juntam-se, também, o da saudade e tristeza. Para muitos alunos, somam-se, ainda, o da preocupação e ansiedade: é a época dos exames nacionais. Se bem que seja compreensível esta ansiedade, não é despiciendo o impacto dos resultados nos exames nas suas opções para o futuro, sabemos que o trabalho continuado que os alunos em conjunto com os professores desenvolveram lhes forneceu as ferramentas adequadas para os realizarem com o sucesso que cada um, individualmente, ambiciona. Para vós, alunos, é com esta confiança e segurança que devem encarar os exames que estão ou vão realizar!

Não posso deixar de dedicar uma palavra de apreço muito especial aos alunos que agora terminam o 12.º ano e que vão deixar a nossa escola para prosseguir a sua caminhada. Estamos e estaremos sempre de portas abertas para vos receber e ajudar.

Por fim tenho de agradecer o trabalho e esforço dos alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação e comunidade educativa em geral. Estamos a contar convosco para o próximo ano para continuarmos a construir a nossa escola. Até breve!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.