Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Cinquentenário da Escola Secundária de Barcelos

Beco sem saída

Voz às Escolas

2016-04-18 às 06h00

Jorge Saleiro Jorge Saleiro

Retomamos o cinquentenário da Escola Secundária de Barcelos, tema do texto do mês de março, para dar nota do que se irá passar nas primeiras iniciativas que irão celebrar este marco histórico.
A comissão que tem a seu cargo estas celebrações apresentou já um primeiro programa de eventos destinados a assinalar, para toda a comunidade, os cinquenta anos passados desde que se iniciou o ensino liceal em Barcelos, através da criação da Secção Mista do Liceu Sá de Miranda.
O primeiro evento será a Noite de Fado, na noite de 6 de maio, no auditório da Câmara Municipal de Barcelos. Este local receberá pela segunda vez esta festa do Fado realizada com as vozes dos alunos e alunas da Escola Secundária de Barcelos.

Na senda da elevação do Fado a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO e embalado pelo entusiasmo e dedicação da Professora Paula Pinheiro, o Fado tornou-se uma imagem de marca na expressão artística dos alunos da ESB. Ano após ano, vamos descobrindo novos talentos que emergem das oportunidades que vão tendo para interpretar o Fado para os colegas, família e profissionais da escola.
Estamos certos que será mais uma inolvidável noite, com a qualidade a que as edições anteriores nos habituaram.

No dia 7 de maio, sábado, o programa continua. De manhã haverá uma Eucaristia no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, em sufrágio dos antigos alunos, docentes e funcionários da escola. Esta cerimónia religiosa será concelebrada por sacerdotes que fazem parte da história da Escola Secundária de Barcelos.

De seguida, as comemorações prosseguirão, já nas instalações da Escola Secundária de Barcelos, com a apresentação pública de uma escultura e de serigrafias comemorativas do cinquentenário, da autoria de Nuno Mendanha e de Elisa Queiroz, respetivamente. Estes dois docentes da Escola Secundária de Barcelos, criadores de qualidade reconhecida, agraciaram a entidade para a qual trabalham com peças que serão, seguramente, marcas indeléveis deste marco histórico.

Continuando nas instalações da ESB, prosseguiremos assinalando a efeméride com um almoço comemorativo, para o qual contamos com a presença de muitos dos que fizeram a história da nossa escola. Este será um momento de convívio e descontração, em que se esperam muitos reencontros entre colegas e amigos e, de todos eles com a escola que os formou.

Após o almoço, iniciaremos uma cerimónia institucional. Esta cerimónia incluirá dois momentos principais. O lançamento da edição comemorativa dos 50 anos da Escola Secundária de Barcelos da revista “Amanhecer” e a homenagem aos que fizeram parte da história desta escola.
A edição especial comemorativa da revista “Amanhecer”, publicada no ano em que ainda será editado o número 34, revisita a história da Escola Secundária de Barcelos desde a sua criação, recolhendo textos e testemunhos de alunos finalistas, um por ano, que nos deliciarão com as suas memórias da vida escolar. Para além destas participações, outros responsáveis pela história desta escola darão o seu contributo para esta edição.

Durante a homenagem aos que fizeram a história da escola, iremos chamar antigos profissionais que se destacaram ao serviço da ESB. Ao longo de 50 anos, muitos foram os que dedicaram o seu melhor em prol do crescimento e afirmação pública da qualidade do ensino e da singularidade do perfil da nossa escola. Este é o momento para os distinguir e para prestar público reconhecimento do valor do seu contributo para a instituição e para todos os alunos que por ela passaram.

Como a edição especial da revista e as conversas que serão postas em dia nessa data não esgotarão o tema, finalizaremos este dia de celebrações com uma tertúlia que irá interessar e animar os presentes, fazendo pontes entre as gerações de alunos e profissionais que edificaram a Escola Secundária de Barcelos.
Estes são os eventos que iniciarão as celebrações dos 50 anos da ESB. Outros se seguirão. Para mais informações e para acompanharem o programa poderão consultar a página web da Escola Secundária de Barcelos, www.esbarcelos.pt.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho