Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +

Começar de novo, agir, fazer diferente...

“Inovar com Determinação” - homenagem a Maria José Moura

Começar de novo, agir, fazer diferente...

Voz às Escolas

2022-09-12 às 06h00

Maria da Graça Moura Maria da Graça Moura

Até parece que nada muda!... O ano, para as famílias dos nossos alunos, começa em setembro. O verão a terminar, o primeiro dia de aulas a chegar, eis que começa a logística de encaixar na agenda dos pais, a escola, as atividades extracurriculares, a vida familiar. O início de cada ano letivo traz uma repetida preocupação, a vida familiar torna-se um puzzle colorido: mochilas, livros, cadernos, equipamento de educação física, guitarra, natação, horários, roupa nova, quem vai levá-lo à escola, quem o vai buscar… a duplicar ou a triplicar conforme o número de filhos. Por outro lado, alunos e professores ansiosos, preparando o (RE)começar! Recomeçar também significa rever colegas, reencontrar amigos e reiniciar o caminho que leva a novos desafios escolares. Recomeçar comporta uma mensagem positiva: começar de novo, agir, fazer diferente!
Os últimos dois anos foram incomuns, os desafios intensos exigiram uma forte coesão entre professores, assistentes e pais que, juntando esforços, conseguiram encontrar as melhores soluções para os alunos e tornaram a escola num lugar melhor! Imperioso manter esta conexão entre a escola e as famílias, imperioso promover a equidade, imperioso manter um ambiente acolhedor e promover uma boa comunicação entre todos. A educação sintonizada com novos desafios veio para ficar neste mundo pós-pandemia, onde o método de ensino tradicional e expositivo não é mais eficiente.

O uso de ferramentas tecnológicas e com salas de aula virtuais e outros recursos de interação e integração com outros aplicativos faz parte das práticas educativas.
A escola e a comunidade educativa têm esta oportunidade de aproveitar o interesse, as habilidades e a grande facilidade com que as crianças e jovens dominam os recursos tecnológicos para se adaptar a novos cenários e criar espaços multidisciplinares e estratégias didáticas diferenciadoras para potenciar a sua criatividade e capacidade inovadora, direcionando-as para construir uma educação mais eficaz, atraente e promissora.
No Agrupamento André Soares a adesão ao projeto piloto de manuais digitais é mais um passo neste caminho que percorremos junto com o desenvolvimento acelerado dos processos de digitalização nas escolas.
A tecnologia educacional, quando utilizada de maneira certa e alinhada com os objetivos de aprendizagem, moderniza a sala de aula, promove o envolvimento dos alunos nas atividades, possibilita mais alternativas às dinâmicas das aulas e cria um ambiente de aprendizagem mais cativador.

À medida que as novas tecnologias educacionais se apresentam como ferramentas facilitadoras da aquisição de conteúdos, vão deixando os professores mais libertos e disponíveis para as interações individuais, e para o desenvolvimento de atividades mais versáteis e acessíveis a todos os perfis de alunos. Mas se os processos digitais podem fortalecer o sistema educativo, a humanização continua a ser fundamental para se garantir uma aprendizagem de excelência. O foco da mudança é criar um ambiente educacional mais agradável e acolhedor; fortalecer as relações sociais; melhorar a satisfação e o desempenho dos alunos e senti-los mais empáticos.
O objetivo é humanizar mais e melhor o ambiente escolar e fazer com que todos se sintam bem acolhidos e apoiados.
Um bom ano 2022/2023!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho