Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Comemorações do Dia da ESCA

Cultura organizacional – a transformação

Voz às Escolas

2011-02-07 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos Hortense Lopes dos Santos

O passado mês de Janeiro ficou marcado pelas comemorações do Dia da Escola Carlos Amarante, entre os dias 21 e 24 de Janeiro.
Este ano lectivo, pelo facto de as obras de modernização ainda não terem terminado, comemoramos o Dia da Escola de uma forma diferente, mas muito participativa e enriquecedora.

Pretendemos abrir a ESCA à comunidade no dia 11 de Março, quando estivermos a funcionar com todas as áreas renovadas.
Sem pormenorizar muito, iremos apresentar algumas das actividades desenvolvidas pela comunidade educativa e com a participação de outras entidades que muito contribuíram para o seu sucesso.

Começamos as comemorações no dia 21, com a abertura da exposição de fotografia ‘Braga nos tempos da I República - ressonâncias sócio-culturais’, da responsabilidade da Câmara Municipal de Braga e Museu da Imagem.
Foi um momento marcado também pela participação dos alunos que abrilhantaram a sessão com a leitura de textos da época e música. Esta exposição cativou o público pela qualidade das suas imagens, podendo ainda ser visitada pela comunidade.

No dia 22, assistimos ao Sarau 125 Anos de Escola, espectáculo surpreendente, com música e dança, com a participação de professores, alunos e ex-alunos, funcionários e familiares. Recordamos a Escola, passado e presente, e homenageamos todos os que contribuíram para o seu (nosso) sucesso. Foi, sem dúvida, o ponto alto das comemorações, muito gratificante para todos os participantes e espectadores, que projectaram a boa imagem da Escola.

O dia 24 foi totalmente preenchido com actividades não lectivas, com a participação de toda a comunidade educativa.
Ao longo do dia decorreram palestras ligadas à matemática, à física, ao português, à biodiversidade, apresentadas por ilustres convidados que contaram com a participação de alunos e professores. Ao mesmo tempo, pode-mos assistir a actividades desportivas, torneios de basquetebol, futebol, matraquilhos, entre outros, actividades ligadas às artes e ao ensino especial.

Durante a tarde, teve lugar o 3.º Encontro do Centro Novas Oportunidades, no âmbito do qual os profissionais convidados tiveram oportunidade de trocar experiências e saberes. Esta actividade, muito participada, já se pode considerar uma tradição ligada ao Dia da Escola.
Ao fim do dia homenageamos alunos, professores e funcionários, neste caso os aposentados no ano de 2010. É a nossa forma de agradecer aos alunos que frequentam a escola e aos professores que, embora aposentados, continuam a ser lembrados pelo seu contributo.

Este dia terminou com o jantar convívio da comunidade educativa e com uma demonstração de danças de salão.
A ESCA não esquece o passado, mas está preparada para o futuro. É esta mensagem que passamos nestas comemorações e nos incentiva a continuar a trabalhar!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

06 Maio 2021

É urgente priorizar

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho