Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +

Comemoração dos 130 anos da ESMS...

Franklim Oliveira: o Primeiro Chefe Nacional dos Escuteiros Católicos

Comemoração dos 130 anos da ESMS...

Voz às Escolas

2021-05-13 às 06h00

Ana Maria Silva Ana Maria Silva

Nesta semana de 10 a 15 de maio, a Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS) encontra-se a desenvolver um conjunto de iniciativas integradas nas comemorações dos 130 anos do Liceu de Guimarães e atual ESMS. As tradicionais Jornadas Culturais, uma iniciativa que já faz parte da nossa cultura organizacional, dão lugar a à celebração do aniversário da nossa escola centenária.
Ao longo da semana, alunos, professores e assistentes da Martins Sarmento concretizam atividades que têm como objetivo primordial proporcionar aos alunos, de forma integrada, oportunidades para o desenvolvimento de competências diversas, nos domínios da sensibilidade artística e estética, do relacionamento interpessoal e do desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Criam-se as condições para os alunos contactem com especialistas de diferentes áreas do saber e, desta forma, tenham acesso ao conhecimento em contextos diferentes da sala de aula. A diversidade de atividades propostas, decorre das opções curriculares da escola e centra-se nas áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. O serviço educativo de excelência da ESMS tinha de acontecer, também, ao longo desta semana.
A sessão de abertura, no dia 10 de maio, teve uma característica singular. Estivemos “À conversa com...” figuras ilustres da nossa região e do nosso país e que foram alunos da Martins Sarmento, em diferentes épocas e contextos educativos. Foi um momento de partilha de experiências e de reflexão em torno da importância que a escola teve nas sua vidas.
A educação para as artes ficou enriquecida com as atividades que decorreram do Plano Nacional de Cinema (PNC), que a escola integra pelo terceiro ano consecutivo. O PNC constitui-se como uma mais-valia motivadora para a criação de uma escola mais inclusiva, que valoriza os valores democráticos, a criatividade, a cultura, a ciência e o belo, pelo que teria necessariamente de fazer parte deste programa comemorativo.
Os hábitos alimentares saudáveis são também uma preocupação da comunidade ESMS. Os alunos do 3º ano do Curso de Técnico de Restauração – Cozinha e Pastelaria entraram em ação com demonstrações práticas de alimentação saudável.
E porque a ESMS está a concretizar a sua Estratégia de Educação de Cidadania na Escola, ao longo desta semana desenvolvem-se atividades que procuram criar oportunidades de concretização de alguns projetos em curso e, em especial dos Clubes Comunitários, numa lógica de sensibilização para combater o desperdício alimentar.
O Conselho Eco-Escolas reúne hoje, dia 13, pela segunda vez, neste ano letivo. Pretende-se analisar as ações desenvolvidas até ao momento e definir as linhas orientadoras para o próximo ano letivo. Uma escola que procura fomentar nos seus alunos a arte de saber cuidar do Planeta Terra, enquanto casa comum de toda a humanidade, não poderia deixar de se envolver nestas comemorações que pretendem ser uma celebração do conhecimento de que a escola e os seus alunos são os grandes protagonistas.
Mas porque estamos a celebrar o aniversário desta instituição centenária, o dia 14 será dedicado ao lançamento do livro “Os 130 anos do Liceu de Guimarães” e a tornar público o reconhecimento pelo Esforço e Mérito dos nossos alunos e ex-alunos, através da entrega de Diplomas e Prémios de Mérito.
O Sarau Cultural vai conhecer um formato especial e será transmitido pela Liceu TV. Este Sarau visa contribuir para o fortalecimento dos laços que nos unem enquanto comunidade educativa. Será um espetáculo de luz e de cor, repleto de momentos mágicos, dedicado a reviver tudo o que de fantástico temos vivido ao longo dos últimos anos.
Tudo o que acontece ao longo desta semana encontra-se a ser captado pelo Gabinete de Imagem e os alunos do Curso Profissional de Multimédia. São dias em que toda a escola se envolve e dá corpo a formas diferentes de aprender e de ensinar. No dia 15, no “Dia Aberto” vamos começar a acolher aqueles que connosco querem continuar o seu processo de formação no próximo ano letivo.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho