Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Congresso Internacional da ANEIS em Braga

O Estado da União

Escreve quem sabe

2014-09-09 às 06h00

Cristina Palhares

A ANEIS prepara o seu Congresso Internacional ‘Sobredotação: a aceleração escolar como resposta educativa’, indo de encontro às grandes preocupações de muitos pais e professores: O que fazer quando nos confrontamos com um crescimento/desenvolvimento precoce?… quando os nossos filhos/alunos apresentam uma capacidade de aprendizagem para lá do esperado para a idade?… quando apresentam comportamentos e interesses distintos de outros filhos/alunos?… quando a escola ignora, quer por falta de formação, quer por falta de apoio legal?… quando pediatras pedem para ‘travar’ o desenvolvimento para que o nosso filho/aluno não venha a ser ‘infeliz’?… quando o sistema educativo português ‘acha’ que legislar não é prioridade?

Estas e outras questões serão com certeza abordadas neste Congresso Internacional que contará com a presença de grandes conferencistas nesta área, oriundos de várias universidades: Nicholas Colangelo dos Estados Unidos, Taisir Yamin da Alemanha, Marcelo Hasbún do Chile, Zenita Guenther do Brasil, Carmén Pomar de Santiago de Compostela, África Borges de Tenerife, Dolores Prieto de Múrcia, Leandro Almeida de Braga, Marcelino Pereira de Coimbra e Sara Bahia de Lisboa.

Os temas a abordar versarão o conceito e perceções da sobredotação, a identificação e sinalização, a avaliação e consulta psicoeducacional, a aceleração escolar como resposta educativa, a flexibilização curricular e integração educativa, os programas de enriquecimento, o apoio educativo e formação contínua junto de pais, professores e técnicos de educação, a legislação e práticas no domínio da sobredotação. As comunicações reflectem estudos científicos e práticas educativas que pretendem sensibilizar a opinião pública e os profissionais de educação para este tema, cumprindo assim o objetivo primordial da nossa associação que tem vindo, desde há 14 anos, a prestar um serviço a toda a comunidade, nomeadamente a comunidade bracarense onde nasceu e se sediou.

Braga, e a Universidade do Minho, vão assim acolher este Congresso Internacional a realizar nos dias 3 e 4 de Outubro. Julgamos ser este, e porque iniciamos agora mais um ano letivo, um momento de paragem e de reflexão sobre um projeto que desejamos integrar nas nossas escolas tentando que a sinalização e a identificação destes alunos permita uma resposta educativa eficaz. Se o fim último da educação é o alcance do currículo escolar exigido (fim único e universal), não é menos verdade que só o conseguiremos se o processo para o atingir for altamente individualizado e de acordo com as caraterísticas individuais.

É neste processo que incluímos a aceleração escolar como uma das respostas necessárias e com um elevado índice de sucesso, não só ao nível das aprendizagens, como também no desenvolvimento social e pessoal.

Muitos mitos permanecem ainda em torno desta medida, e muitas opiniões carecem de fundamento científico. Pelo mundo fora, e disso seremos testemunhas neste congresso, a aceleração escolar enche-se de sucesso e de mais valia. A ANEIS tem estado presente na aplicação desta medida, e apoiada também em estudos longitudinais que já foram e continuam a ser realizados em Portugal, pode afirmar que esta é uma medida de sucesso e com boas repercussões no percurso escolar destes alunos, assim como altamente eficaz no seu desenvolvimento pessoal e social, contrariando o que o senso comum muitas vezes apregoa. Não faz dela no entanto regra.

E, porque atentos às caraterísticas individuais, também esta medida é apenas uma entre muitas outras medidas educativas que iremos abordar neste Congresso. Conto com a nossa comunidade educativa.

Deixa o teu comentário

Últimas Escreve quem sabe

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.