Correio do Minho

Braga, terça-feira

Consumo de álcool

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Ideias

2018-08-31 às 06h00

Paulo Monteiro

O assunto assusta quando conhecemos os números...
Falo do consumo de álcool por parte dos jovens. O assunto já não é novo mas é agora repescado quando o regresso à normalidade, depois das férias, e o regresso às aulas estão perto.
Segundo um estudo do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, envolvendo 746 jovens do Norte dos 14 aos 24 anos, revela que 85% já consumiu álcool e que 15% bebe mais de uma vez por semana. Os dados foram lançados pela Lusa, que revelou ainda que os resultados deste estudo mostram igualmente que 17% dos jovens já usaram drogas pelo menos uma vez e que um em cada dez as consome regularmente, hábito que iniciaram, em média, aos 16 anos.

Dirigido pelo investigador Paulo Santos e publicado na revista científica Journal of International Medical Research, o trabalho revela que aproximadamente 15% dos jovens bebem álcool mais de uma vez por semana, 58% já fumaram, 17% são fumadores regulares e mais de 10% admitem consumir substâncias ilícitas semanalmente.
O também médico de família frisou que existe, em Portugal, um “consumo de álcool muito superior ao que registado em tudo quanto está publicado”, inclusive em termos internacionais.
Dentro dessas drogas ilícitas, os canabinóides ocupam o primeiro lugar, seguindo-se as drogas adquiridas nas ‘smartshops’, que foram entretanto consideradas ilegais.
Outra das conclusões indica que os jovens tinham em média 14 anos apenas quando beberam álcool e fumaram pela primeira vez, tendo a iniciação nas drogas acontecido aos 16 anos.
Dados que nos deixam a pensar e que não são nada bons...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

25 Setembro 2018

Traição, dizem eles!

25 Setembro 2018

As receitas do IVA

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.