Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Conversas com cidadãos do Mundo

Sem Confiança perde-se a credibilidade

Ideias

2017-01-10 às 06h00

Paulo Monteiro

Tive o prazer de moderar, na passada sexta-feira, um debate sobre ‘Conversas com cidadãos do Mundo’, que se realizou no Centro de Negócios Ideia Atlântico, em Braga. Uma excelente iniciativa promovida por Tiago Corais e que juntou à mesma mesa 10 personalidades com vivências e histórias diferentes e espalhadas pelo Mundo; portugueses a viver nos EUA, Suécia, Reino Unido e estrangeiros (italiano e chileno) radicados em Portugal, para além da presença de uma sociedade civil onde não faltaram autarcas, professores universitários e profissionais da inovação.

Foram quase três horas onde ouvimos pontos de vista diferentes em relação à realidade do Mundo. Mas... a maior surpresa acabou, para mim, por surgir de uma barcelense, Fernanda Torre, designer radicada há vários anos na Suécia. Um país que tem como primeiro ministro um antigo soldador, Stefan Löfven, que veio do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, e pertence ao Partido Social-Democrata. Um país onde ser sindicalizado é obrigatório. Um país com uma mentalidade muito difícil de implementar nos países do Sul.

Mas... há mais e é aqui que queria chegar: Fernanda Torre diz que se sente muito bem na Suécia. É bem tratada e é valorizada no e pelo seu trabalho, ao contrário do que acontecia em Portugal. Mas... mais ainda: o que mais gosta é de gestos tão simples como um “obrigado” ou “excelente trabalho”. Elogios que tanta falta nos fazem. Não é só dizer mal, também é preciso dizer bem. Por isso, obrigado à Fernanda, ao Tiago e a todos os oradores pela magnífica troca de experiências. Foi uma noite ganha!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.