Correio do Minho

Braga, sábado

"Cooperação é vital para a Euro-região"

Mobilidade Sustentável

Ideias

2018-05-28 às 06h00

Paulo Monteiro

A conferência Segurança Transfronteiriça - Ligações Norte de Portugal/Galiza, realizada na passada sexta-feira, pelo jornal Correio do Minho e pela rádio Antena Minho em co-organização com o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular foi um êxito. Um êxito porque durante toda a manhã e perante quase duas dezenas de especialistas se falou de forma positiva sobre um problema actual e que afecta o Norte de Portugal e a Galiza ou, no fundo, toda a zona da fronteira entre os dois países, uma fronteira que já não devia existir apesar de estarmos perante dois Estados soberanos, mas que pertencem a uma União Europeia que se quer cada vez mais unida e, por isso, os cerca de 900 quilómetros de fronteira deviam ser cada vez mais imaginários. E são-no, em muitas coisas, mas em termos de segurança e de protecção civil ainda há muita burocracia para limar...

Chegou-se à conclusão de que a cooperação é vital para esta euro-região com quase sete milhões de habitantes. É preciso cooperação, união e prevenção. Todos os intervenientes estão de acordo que é preciso unir mais esforços e, no fundo, repetir a cooperação que já se faz em muitas outras áreas, nomeada- mente nas cidades e nas vilas junto ao rio Minho.
Junho está à porta e é preciso prevenir, é preciso estar alerta e não voltar a viver momentos dramáticos como os que vivemos o ano passado. Todos os intervenientes falaram também em novas realidades, em incêndios extremos, em alterações climáticas... e que é preciso traçar um plano de emergência transfronteiriço.
Conclusões muito positivas, numa conferência muito produtiva e onde todos ficamos a ganhar.
Venha a próxima!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.