O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias
2017-09-19 às 06h00
Faz hoje precisamente 12 anos que a Coreia do Norte e os Estados Unidos da América se comprometeram a respeitar mutuamente a soberania dos dois países. Ao mes- mo tempo, a Coreia do Norte prometeu suspender o programa nuclear... 12 anos depois é tudo ao contrário, à vista de toda a gente.
Kim Jong-un, o líder da Coreia do Norte, provoca as outras nações ao repetir disparos de mísseis, ao mesmo tempo que avisa que as ameças internacionais ao total isolamento não o amedrontam. O certo é que, na passada quinta-feira, bem cedo em Pyongyang, já noite em Portugal, lançou mais um míssil que desta vez percorreu 3.700 quilómetros, sobrevoando a ilha japonesa de Hokkaido, acabando no oceano Pacífico.
Este foi mais um aviso que a Coreia do Norte quis dar ao resto do mundo e um aviso de que o seu poderio bélico pode ser maior do que parece. E este último míssil lançado tem a particularidade de ‘avisar’ os Estados Unidos que afinal têm mísseis para destruir a ilha de Guam (de que já fizeram vários avisos), uma vez que este território norte-americano fica a cerca de 3.400 km de Pyongyang...
A tensão aumenta a cada dia que passa e, se há 12 anos prometiam diálogo e suspender o programa nuclear, hoje isso é impossível. No Conselho de Segurança das Nações Unidas não há consenso entre os países com direito a veto. Os EUA defendem agir já. China e Rússia defendem negociações. Shinzo Abe, primeiro ministro japonês, condena as acções e pede a união de todos contra a Coreia do Norte. Ninguém se entende. E esta história pode acabar mal um dia.
Decisões drásticas deviam ser tomadas já. Os mísseis de Kim Jong-un são provocações que podem acabar mal um dia!
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário