Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +

Corrupção aumentou... é pena!

Nem um direito a menos

Corrupção aumentou...  é pena!

Ideias

2020-01-24 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Sabe o que Bulgária (43 pontos), Roménia (44 pontos) e Hungria (44 pontos) têm em comum? São os países da União Europeia onde existe mais corrupção no sector público. E o que têm em comum Dinamarca (87 pontos), Finlândia (86 pontos) e Suécia (85 pontos)? São os Estados-membros considerados menos corruptos.
Estes números fazem parte do ‘ranking’ sobre níveis de corrupção no sector público elaborado pela organização não-governamental Transparency Internacional (TI) e ontem divulgado.
E Portugal? O nosso país continua ainda dois pontos abaixo da média da União Europeia, que é agora de 64 pontos, mas 19 pontos acima da média global, que se mantém em 43 pontos, isto em comparação com 2018. Portugal é o 13.º Estado-membro com menos corrupção entre os 28.
Mas... estes dados não são bons para nós, já que a nível global Portugal piorou. Em 2019, o seu lugar no ‘ranking’ passou para o 30.º lugar entre os 180, depois de no ano passado ter ocupado o mesmo lugar mas, em 2017 ter ocupado a 29.ª posição.
Ainda temos muito a melhorar e as notícias que nos chegam todos os dias não são nada boas, apesar de envolver um universo mundial e de estar envolvido o mundo privado. Mas o sector público é sempre a montra de um Estado e este deve mostrar sempre uma excelente imagem, o que muitas vezes não acontece...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho