Antropoceno avant la lettre: a Sétima Época da Terra
Ideias
2020-04-01 às 06h00
E de repente tudo parece tão mais fácil… Nesta altura difícil das nossas vidas, estamos a viver uma situação ímpar e inimaginável há uns tempos, de nos refugiarmos durante os dias que forem necessários, para nos defendermos a nós e as nossas famílias de algo que não vemos, de algo que não conseguimos combater, mas que sabemos, temos que o vencer!
De facto, são situações completamente impensáveis, estarmos isolados para nos salvarmos, mas com isto passamos a ser mais individualistas, só com os NOSSOS, mas passamos a fazer algo que na vida normal quoti- diana, era de facto tão difícil
Depois de anos e anos consecutivos a lutar pela educação e pela sensibilização ambiental das pessoas eis que, de repente, tudo parece mais fácil…
Era para nós, muito difícil, quase impossível, respeitarmos e aderirmos aos dias mundiais: Dia Mundial sem Carros, Dia Mundial sem Fumar, Dia Mundial de Não Poluir, Dia Mundial do Ambiente e da Reciclagem, etc, etc, etc… De facto, é preciso tamanha situação ímpar, para quase todos nós cumprirmos, nesta fase, os Dias Mundiais.
Uma vez recolhidos em casa por imperativos de ordem legal e ética para fazer face à pandemia conseguimos finalmente utilizar menos os nossos automóveis, conseguimos fumar menos
Vimos a verificar que todos nós estamos a alterar com-
portamentos, por exemplo, estamos a fumar menos, ou a deixar de fumar, a fazer menos resíduos sólidos urbanos, estamos a contaminar menos águas residuais, logo, a poluir menos os recursos hídricos, mas estamos a separar mais as embalagens para reciclar.
Felizmente devido a esta infeliz fase, o planeta está a melhorar, em termos de qualidade ambiental, como nunca melhorou nos últimos anos.
Pequenos comportamentos que antes nos pareciam improváveis e até estranhos e que afinal só competiam aos outros entranharam-se de repente e com estrondo nas nossas vidas com uma velocidade e com uma naturalidade que aceitamos como se fossemos os primeiros guardiões de tais práticas.
A angustiante pandemia a que assistimos que invadiu o mundo inteiro de forma avassaladora e assustadoramente mortal irá inevitavelmente servir para repensarmos alguns dos nossos comportamentos e para mudarmos alguns hábitos da nossa vida em comunidade.
Os países, os municípios e os sistemas municipais gastaram e gastam milhões e milhares de euros respectivamente, em campanhas de sensibilização a apelar às pessoas para alterarem os seus hábitos para o bem do nosso planeta.
Os resultados vão surgindo paulatinamente, mas felizmente, porque infelizmente nesta situação ímpar de lutarmos contra o inimigo COVID-19, estamos a fazer coisas que eram tão difíceis, como deixar de fumar ou fumar menos, poupar água porque é o recurso mais importante para as nossas vidas, separar as embalagens para reciclar, com vista a diminuir a utilização dos recursos que são cada vez mais escassos, que anteriormente eram atos tão difíceis e que afinal, são tão fáceis!
Vamos vencer o COVID-19, força a todos, VAI CORRER TUDO BEM!
Ajude-se, ajudando-nos.
18 Abril 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário