Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Covid-19: vamos ter calma...

O espantalho

Covid-19: vamos ter calma...

Ideias

2020-03-06 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

É evidente que se trata de uma situação séria e que merece todos os cuidados e atenção. No entanto, para nosso bem, o melhor que podemos fazer é não entrarmos em grandes ou falsos alarmismos e não acreditar em tudo o que se lê, nomeada e principalmente nas redes sociais onde surgem muitas notícias falsas. Temos que acreditar na gestão e monitoriza- ção que está a ser feita pelo Governo, Ministério da Saúde, Direcção Geral da Saúde, Centro Europeu de Controlo de Doenças e Organização Mundial da Saúde. Todos estão a trabalhar (e bem), para acabar rapidamente com esta epidemia e reduzir ao mínimo os seus danos. Por isso, há que ter calma. Há que não perder a calma.

Depois de já ter falado sobre o que é o coronavírus e dado alguns conselhos à boleia da Direcção Geral de Saúde, aqui ficam mais alguns dados para registar:
Como se transmite? As vias de transmissão ainda estão em investigação. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada, embora não se conheçam ainda mais pormenores. Os animais domésticos podem transmitir o Covid- -19? Não há evidência de que os animais domésticos, tais como cães e gatos, tenham sido infectados e que, consequentemente, possam transmitir o Covid-19. Há grupos de maior risco? Pessoas de todas as idades podem ser afectadas pelo novo coronavírus. Contudo, pessoas mais velhas ou com doenças crónicas (como asma ou diabetes) parecem ser mais vulneráveis a ter doença grave quando infectadas. Quais os sinais e sintomas? As pessoas infectadas podem apresentar sinais e sintomas de infecção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. Há uma verdade: temos de estar atentos e vigi- lantes. Sempre. Mas vamos ter calma. Acreditemos nos responsáveis da nossa saúde que tudo estão a fazer para resolver rapidamente esta epidemia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho