Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Covid-19

O espantalho

Covid-19

Ideias

2020-03-10 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro

Covid-19... este vírus que teima em ir embora, em desaparecer, em deixar-nos em paz, resolveu provocar rebuliço no Minho. A toda a hora recebemos notícias do adiamento de acontecimentos. Escolas fechadas, faculdades encerradas, muita gente a ficar em casa por precaução. E a economia a ficar, rapidamente, de rastos. O turismo a sofrer a bem sofrer. Tudo para não dar hipóteses ao Covid-19 de se alastrar ainda mais. É preocupante? É verdade. Temos que rapidamente resolver o problema. Como? O problema é esse, ainda não sabemos. Mas devíamos saber. Mas se há más notícias, também há boas notícias: vem aí uma grande descida dos combustíveis.

Será? O preço do barril de petróleo Brent, de referência na Europa, afundou-se ontem até 33,36 dólares no início do dia, menos 26,31%, a maior queda num dia desde a primeira Guerra do Golfo em 1991. Mas vamos devagar e esperar para ver quanto baixam mesmo os combustíveis... Mas há outras boas notícias. Aliás, 10 boas notícias para ler numa reportagem da BBC publicada nos últimos dias. Deixo apenas o título dos 10 sinais de esperança: Sabemos quem é; Sabemos como detectá-lo; Na China a situação está a melhorar; 81% dos casos são leves; Quase não afecta menores de idade; O vírus é facilmente travado; Já existem mais de 50 artigos científicos; Já existem protótipos de vacinas; Já existem mais de 80 ensaios clínicos com antivirais em andamento e... a Cura. É verdade. É que gostamos mais de dizer ou mostrar o mal (as mortes) e não falamos do lado bom. É que a maioria das pessoas infectadas tem sido curada. Esta é a excelente notícia. E esperemos que continue a ser assim. O Covid-19 é, infelizmente, o tema do dia, e por isso, dele não podemos fugir...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho