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Crónica de Exaltação à Escola Pública e à Comunidade Educativa

Uma eleição, dois caminhos para Portugal

Crónica de Exaltação à Escola Pública e à Comunidade Educativa

Voz às Escolas

2025-04-17 às 06h00

Ângelo Miguel Pereira Dias Ângelo Miguel Pereira Dias

Permitam-me, através desta crónica, prestar uma sentida e profunda homenagem a todos quantos, com inexcedível dedicação, têm contribuído para enobrecer a missão da escola pública. Falo de mulheres e homens que, diariamente, colocam ao serviço do bem comum não apenas o seu saber, mas também o seu coração, o seu tempo e a sua esperança. Aqueles que, mais do que cumprir um dever, abraçam um propósito: o de formar, inspirar e transformar vidas.
O encerramento do segundo período convida-nos à reflexão e ao balanço. É com orgulho e emoção que recordo as múltiplas atividades inscritas no Plano Anual de Atividades - momentos de rara riqueza educativa e cultural, cujo potencial, só apenas quem os vive, dinamiza e testemunha pode verdadeiramente compreender na sua plenitude. Estas ações, muitas vezes invisíveis aos olhos de quem vê de fora, traduzem-se num investimento humano imensurável, cujo impacto se prolonga muito para além do calendário escolar.
Seria inglório tentar enumerar todas as iniciativas levadas a cabo desde o início do ano letivo. Não só pelo elevado número, como também pelo valor intrínseco que cada uma encerra. Todas — sem exceção — contribuem para um projeto de educação integral, que valoriza a dimensão académica, a vertente ética, a sensibilidade artística, a participação cívica, a cooperação, a empatia e a criatividade.
Dirijo-me, pois, à comunidade educativa com um sentimento de genuína gratidão e profunda admiração. Porque o que construímos, dia após dia, é um legado. E esse legado mede-se na qualidade das aprendizagens, sim — mas também nos laços que se criam, nos sonhos que se alimentam e na confiança que se deposita na escola enquanto espaço de crescimento pessoal e coletivo.
Entre os momentos de maior simbolismo vividos neste segundo período, destaco com particular orgulho a cerimónia de entrega de diplomas e as celebrações do Dia do Agrupamento. Ambas as ocasiões foram marcadas por um espírito de união, alegria e reconhecimento - traduzindo, de forma clara e eloquente, o dinamismo e a coesão que caracterizam o nosso Agrupamento.
O dia 31 de março de 2025 ficará gravado na memória coletiva não apenas como o encerramento de mais uma etapa letiva, mas como a celebração dos que se superaram: dos que, com esforço, talento e perseverança, se destacaram nos saberes académicos, mas também nos domínios da cultura, do desporto, da solidariedade, da cidadania e da inovação. Homenageámos os alunos que se afirmaram como cidadãos ativos, críticos e criadores — e essa homenagem é, em si, uma afirmação do compromisso da escola pública com a formação plena e multidimensional.
Contudo, sabemos bem que nenhuma conquista é inteiramente individual. O êxito de um aluno é, quase sempre, o reflexo de uma rede de afetos, orientações e incentivos. É por isso que, neste texto de gratidão, presto tributo: aos diretores de turma, que conciliam o rigor pedagógico com a proximidade humana; aos professores, que ensinam com ciência e alma; aos técnicos educativos, assistentes operacionais e administrativos , que sustentam, com discrição e empenho, o quotidiano escolar; aos pais, encarregados de educação e familiares, que confiam, colaboram e sonham connosco; aos colegas e amigos, que, nos bastidores ou na linha da frente, dão sentido à palavra "equipa".
Tive o privilégio de visitar diversas salas, atividades e momentos ao longo deste segundo período. Em cada rosto, em cada gesto, em cada palavra, vi a paixão, o orgulho e o compromisso de quem acredita na escola como lugar de futuro. A apresentação dos cursos e projetos pelos alunos foi, em muitos casos, comovente — não só pela competência demonstrada, mas, sobretudo, pelo entusiasmo e sentido de pertença revelados.
Mesmo quando o cansaço se tornava evidente, nunca faltou a generosidade de dar mais um pouco, de estar mais um tempo, de cuidar de mais um detalhe. E isso diz tudo sobre o carácter de quem serve esta casa.As atividades até aqui realizadas são testemunho vivo de uma escola que pensa, que ousa, que acolhe e que transforma. Uma escola que é feita por todos e para todos - com rigor, com afeto e com esperança.
Enquanto diretor, mas também enquanto professor que se orgulha da escola pública, afirmo com convicção: temos motivos para celebrar. E temos, acima de tudo, razões para continuar a acreditar.
Reafirmo, com a certeza que só a experiência permite, que juntos somos mais fortes. E que juntos continuaremos a construir “uma escola de todos e para todos: uma identidade, diferentes realidades, múltiplas oportunidades.”

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