38 anos de Amanhecer
Ideias
2017-09-13 às 06h00
Ontem falei do peruano Josué Tejada e dos seus ídolos que passavam por Viriato e Fernando Pessoa. Hoje a história é outra...
Estive atento, nos últimos dias, às histórias tristes que nos chegaram da devastação que ia fazendo o furacão Irma, e da sua passagem por Cuba. Já por ali passei há uns anos e vi um povo culto e que ficava feliz quando falávamos com ele. Muitos viviam em dificuldades, mas sempre optimistas, outros ficavam felizes com o que tinham. Hoje, o panorama de Cuba é diferente, mas acredito que os cubanos continuam a ser afáveis e com uma cultura geral fora do normal...
Um dia, na Praça José Marti, em Cienfuegos entrava num café para beber algo fresco. Não demorei mais do que cinco minutos. À saída oiço alguém, por trás de uma coluna a chamar-me. Entregou-me uma caricatura que tinha feito minutos antes. Não dei por ele. Mas aquela caricatura estava magnífica. Era uma oferta...
- Mas não queres nada? perguntei eu.
- Queria apenas uma moeda de um euro para poder ver os jogos de futebol dos campeonatos europeus...
Dei-lhe mais do que um euro... mas tudo em moedas de euro que era o que ele mais pedia. A seguir começou a abrir a sua autêntica enciclopédia futebolística. De Criatiano Rolando sabia tudo de trás para a frente e da frente para trás. Não falhava nada. Descrevia o curriculum dos grandes jogadores e até falou do F.C. Porto... chegou ao detalhe de me recordar o ‘onze’ que venceu a final de 86/87 da Taça dos Campeões Europeus.
E ali estava um miúdo, com arte para o desenho e uma mente fabulosa para a história do futebol. Tudo do outro lado do Atlântico e tudo o que sabia custava-lhe um euro por dia para estar em frente ao ecrã, num qualquer lugar clandestino. Há histórias que nos marcam. E esta marcou!
18 Janeiro 2021
17 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário