Correio do Minho

Braga, terça-feira

Cuidado com a gripe

Desprezar a Identidade, Comprometer o Futuro

Ideias

2018-01-03 às 06h00

Paulo Monteiro

A época do ano é propícia a fortes gripes e constipações. E, neste momento, a nossa região está em franco crescimento durante as próximas semanas no que à gripe diz respeito. Por isso os alertas da Administração Regional de Saúde do Norte são uma constante e nunca é demais reforçar e recordar as recomendações feitas. Por isso este Bom dia de hoje é mais um alerta. É que... mais vale prevenir do que remediar:
- Vacine-se contra a gripe, especialmente se pertence a um grupo (idade igual ou superior a 65 anos, diabéticos, bombeiros, entre outros) a quem a vacina contra a gripe é administrada gratuitamente nos Centros de Saúde.
- Caso apresente sintomas sugestivos de gripe: febre, tosse, dores de garganta, dores de cabeça e dores musculares deve dar prioridade à utilização do SNS 24 (808 24 24 24) e ao contacto com a equipa de saúde familiar do Centro de Saúde.

E há mais: Ao espirrar/tossir cubra a boca/nariz, com um lenço/ toalhete descartável ou, em alternativa, use o braço ou manga para evitar contagiar outras pessoas; Lave as mãos com frequência; Reforce o consumo de bebidas quentes, de frutos e de hortícolas; Evite o consumo de bebidas alcoólicas; Evite a exposição desnecessária ao frio e mantenha o interior da habitação quente e seco; Use várias camadas de roupa, em vez de uma só, evitando roupas demasiado justas que dificultem a circulação sanguínea; Proteja as extremidades, usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol; Tenha atenção na utilização de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde; Em deslocações longas, tenha em atenção as condições climáticas, o estado das vias e tenha roupas quentes e alimentos para qualquer eventualidade.
Quem avisa seu amigo é: tenha um excelente 2018 sem gripes nem constipações!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

25 Setembro 2018

Traição, dizem eles!

25 Setembro 2018

As receitas do IVA

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.