Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +

Cuidados a ter ao iniciar a prática de exercício físico

A liberdade de ensinar e o direito de aprender contra o extremismo

Cuidados a ter ao iniciar a prática de exercício físico

Voz à Saúde

2019-11-30 às 06h00

João Costa João Costa

A prática continuada de exercício físico é a melhor atitude individual que podemos tomar para prevenir as doenças cardiovasculares.
A prática regular de exercício físico apresenta inúmeros benefícios para a saúde de cada um de nós, independentemente do grupo etário. Há inúmeros estudos científicos publicados nas últimas décadas que provam que a prática regular de exercício físico aeróbico de moderada a alta intensidade: diminui a mortalidade por doenças cardiovasculares e o risco de sofrer um enfarte agudo do miocárdio; reforça o controlo da tensão arterial e da diabetes; ajuda no controlo dos valores de colesterol e promove a perda de peso.
Felizmente, nos últimos anos, tem-se verificado uma maior consciencialização destes factos na população portuguesa e, por conseguinte, um aumento da prática de exercício físico regular.
No entanto, quando se inicia a prática de exercício físico após algum tempo de inatividade devemos ter alguns cuidados. Em primeiro lugar, temos de ter a consciência que, com a prática regular de exercício físico, o corpo humano tem de desenvolver um conjunto de adaptações morfológicas e funcionais, demoradas no tempo, pelo que se deve começar lentamente e aumentar de uma forma muito gradual a duração e intensidade do treino à medida que as semanas/ meses passam.
Por outro lado, também há estudos que demonstram que o exercício físico muito vigoroso, sobretudo se praticado de forma conti- nuada, está associado a um aumento do risco de eventos cardíacos e lesões osteoarticulares e musculares. Desta forma, o segredo está em praticar exercício físico de moderada a alta intensidade mas não de uma forma extenuante e sem ultrapassar determinados limites.
As pessoas que desejam iniciar atividade física regular, podem recorrer ao seu médico que através da história clínica, do exame físico e eventualmente de exames auxiliares de diagnóstico, pode excluir patologias que contraindiquem a prática de exercício físico ou em que este tenha de ser adaptado à condição clínica do doente. O médico poderá também aconselhar os utentes no tipo, duração e intensidade do exercício físico a praticar.
Conheça algumas dicas importantes que deve adotar antes, durante e após a prática de exercício físico:
1 - O início da prática de exercício físico deve ser feita de forma lenta e gradual até se atingir uma intensidade moderada a alta.
2 - O exercício físico vigoroso e extenuante, sobretudo se praticado de forma continuada, pode ser prejudicial.
3 - Consulte o seu médico para aconselhamento e para exclusão de patologias que possam contraindicar a prática de exercício físico.
A prática regular de exercício físico apresenta benefícios importantes na prevenção e tratamento de inúmeras doenças crónicas, incluindo doenças cardiovasculares, oncológicas, metabólicas, pulmonares, psiquiátricas e também neurológicas. Mantenha-se ativo!

Deixa o teu comentário

Últimas Voz à Saúde

29 Setembro 2020

E se falarmos de Suicídio?

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho