Gerir trabalho docente presencial / ensino à distância simultâneo
Voz à Saúde
2021-02-02 às 06h00
Dizem que o nosso lar costuma ser o local em que nos sentimos mais seguros, certo? Basta por vezes um piso molhado ou um tapete solto para provocar uma queda que pode eventualmente causar ferimentos ou, no mínimo, um grande susto.
Em Portugal, entre 2000 e 2013, em cada 100 internamentos em indivíduos com mais de 65 anos três tiveram como causa uma queda, sendo que, em média, cada um destes internamentos teve a duração de 13 dias. De referir ainda que a cada 100 internamentos devido a quedas seis têm como desfecho a morte ainda no hospital.
Adaptar a casa para essas limitações ou mesmo evitar o uso de objetos que possam representar riscos ajuda a reduzir a possibilidade de acidentes domésticos envolvendo idosos. Confira algumas orientações para prevenir quedas e outros incidentes.
Sala e quarto adequado: Manter o telefone num local acessível, para utilizá-lo facilmente em casos de emergência; Evitar tapetes soltos; Não deixar móveis fora do lugar habitual; Garantir a área de passagem livre mesas de centro, plantas ou outros objetos que possam representar obstáculos; Manter fios elétricos e extensões bem a fixadas, evitando que fiquem soltos no chão; Preferir cadeiras e poltronas com apoio de braço.
Casa de banho: Utilizar um tapete antiderrapante; Instalar barras de apoio nas paredes próximas da sanita e ao chuveiro/banheira; Considerar utilizar um assento removível para adequar a altura da sanita; Optar por um chuveiro a uma banheira
Cozinha: Evitar guardar alimentos ou louças em locais de difícil acesso; Limpar imediatamente qualquer líquido que tenha sido derrubado no chão; Manter os utensílios mais utilizados no dia-a-dia guardados em locais mais acessíveis; Ao cozinhar, evite o uso de panelas pesadas, que podem cair e provocar queimaduras; Não deixar a cozinha sem se certificar de que o fogão está desligado.
A utilização de calçado antiderrapante, a prática de exercício físico e a dieta equilibrada são fundamentais para o controlo de peso… e de riscos!
Não se esqueça: a prevenção é a melhor Saúde.
23 Fevereiro 2021
16 Fevereiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário