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Da avaliação à ação: estratégias para uma Educação Inovadora e Inclusiva

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Da avaliação à ação: estratégias para uma Educação Inovadora e Inclusiva

Voz às Escolas

2025-02-12 às 06h00

Paulo Antunes Paulo Antunes

A recente Avaliação Externa do Agrupamento de Escolas de Maximinos (AEMAX) constituiu uma oportunidade de reflexão e análise sobre o caminho trilhado pela nossa comunidade educativa. Os resultados obtidos demonstram a solidez da nossa visão estratégica e o compromisso coletivo com uma educação de qualidade, inclusiva e inovadora. Simultaneamente, são um ponto de partida para novos desafios e para o reforço das práticas que nos permitem consolidar a nossa identidade enquanto instituição educativa de referência. A liderança e gestão têm fomentado um ambiente escolar motivador e propício ao sucesso dos alunos, sendo visível a articulação entre os diferentes agentes educativos, a aposta em projetos inovadores e o investimento na inclusão como pilares fundamentais do nosso desempenho. No âmbito da prestação do serviço educativo, destacamos a implementação de metodologias diferenciadas e a consolidação de boas práticas inclusivas. O reconhecimento do nosso trabalho na promoção da equidade e da diversidade é motivo de orgulho e reforça o compromisso assumido no Projeto Educativo 2024-2028, sob o lema "Educação para Todos: Inovar, Incluir e Inspirar". O investimento em estruturas de apoio, como o Gabinete de Receção, Integração e Adaptação de alunos estrangeiros (GRIA), tem sido fundamental para garantir respostas adequadas a uma população estudantil cada vez mais multicultural. Apesar das conquistas, reconhecemos que a melhoria dos resultados académicos exige uma intervenção ainda mais eficaz e sustentada. Isso desafia-nos a reforçar a implementação de metodologias ativas, colocando o aluno no centro do seu processo de aprendizagem. A aposta na generalização do Project-Based Learning (PBL), bem como no desenvolvimento do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE), são caminhos que permitirão potencializar as aprendizagens e consolidar melhores desempenhos académicos. A autoavaliação precisa de evoluir para um processo mais estruturado e sistemático, garantindo que os diagnósticos realizados tenham impacto efetivo nas estratégias educativas. A implementação de um plano de melhoria baseado em dados concretos e monitorizados de forma rigorosa será um dos eixos prioritários para os próximos anos. Assim, propomo-nos a aprofundar a autoavaliação, estruturando um plano estratégico que reforce a intencionalidade dos propósitos educativos, ampliar a adoção de metodologias ativas e inovadoras, fomentando a diferenciação pedagógica e a aprendizagem centrada no aluno, promover a melhoria sustentada dos resultados escolares, através da implementa- ção de medidas de acompanhamento personalizadas e do reforço das dinâmicas de apoio ao estudo, e continuar a investir na educação inclusiva, garantindo respostas adequadas às necessidades dos alunos e envolvendo toda a comunidade na promoção de um ambiente educativo acolhedor e equitativo. O AEMAX continuará a trilhar o caminho da excelência, guiado por uma visão que valoriza a educação como um motor de desenvolvimento e transformação social. Este compromisso alinha-se com as melhores práticas internacionais, nomeadamente as das nações nórdicas, como por exemplo a Finlândia, a Estónia e a Letónia, onde a educação é vista como um pilar do progresso social, económico e cultural. Inspiramo-nos nestes sistemas que promovem metodologias ativas, um ensino personalizado, a valorização do papel dos professores e a aprendizagem ao longo da vida. O foco na equidade, na autonomia das escolas e na integração de tecnologia como suporte pedagógico são elementos fundamentais que pretendemos reforçar, garantindo que os nossos alunos não apenas adquiram conhecimento, mas desenvolvam competências essenciais para um mundo em constante mudança. O AEMAX adota um modelo de liderança participativa e estratégica, alinhado com as melhores práticas internacionais, onde a proximidade da equipa diretiva com a comunidade educativa permite uma gestão eficaz e um ambiente propício à inovação e à inclusão. Apostamos numa visão de escola aberta ao mundo, onde cada aluno tem um papel central no seu percurso de aprendizagem e onde a colaboração entre docentes, famílias e parceiros externos potencia o sucesso educativo. Este modelo de liderança, que combina planeamento estratégico com flexibilidade e inovação, é o alicerce do nosso compromisso com uma educação para o futuro.

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