Os amigos de Mariana (1ª parte)
Escreve quem sabe
2012-03-06 às 06h00
AANEIS esteve presente nas I Jornadas Internacionais sobre Panorâmica de Intervención en Altas Capacidades Intelectuales que decorreu na Universidad de La Laguna, Tenerife, Espanha, entre 27 de Fevereiro e 1 de Março. Esteve presente e esteve bem. O modelo de intervenção que hoje as delegações da ANEIS implementam em Portugal é sem dúvida meritório e assente nos atuais modelos de intervenção protagonizados internacionalmente.
Por um lado, a grande maioria dos países sul-americano está ainda a organizar-se em termos educativos, apresentando assim grandes lacunas no que à legislação diz respeito e consequentemente à aplicação de medidas educativas. Por outro lado, os países europeus, já com legislação específica, ainda encontram grandes dificuldades na implementação de medidas educativas e na elaboração de programas de enriquecimento, ou seja, na operacionalização da legislação já existente. Portugal está algures num meio termo: sem legislação específica, apresenta alguma legislação que pode ser aproveitada no atendimento a alunos com altas capacidades.
O sistema educativo português não contempla programas de enriquecimento expressamente direccionados a alunos com características de sobredotação mas permite neste momento que o aluno antecipe a sua entrada na escolaridade básica, que possa concluir o 1.º ciclo em três anos e os 2.º e 3.º ciclos em 4 anos: antecipação e aceleração escolar.
Desde 2005, o Despacho Normativo 50, define, no âmbito da avaliação sumativa interna, princípios de atuação e normas orientadoras para a implementação, acompanhamento e avaliação dos planos de recuperação, de acompanhamento (dirigem-se a alunos que por algum motivo não denunciam sucesso no seu percurso educativo) e de desenvolvimento (para alunos que revelem capacidades excecionais de aprendizagem) como estratégia de intervenção com vista ao sucesso educativo.
Assim, embora sem especificidade, é possível hoje no sistema educativo português operacionalizar o atendimento adequado. Não é possível no entanto pedir ao corpo docente que operacionalize o que desconhece: ainda hoje, quer na formação inicial quer na formação contínua, a temática da sobredotação é inexistente.
A ANEIS, no seu percurso de 13 anos, tem vindo a oferecer a toda a comunidade educativa vários serviços: avaliação especializada, implementação de programas de enriquecimento extraescolares e extra-curriculares de caráter semanal e anual, aconselhamento e consultoria, cursos de formação, palestras, organização de conferências e congressos, e a edição da revista científica “Sobredotação” privilegiando os vários estudos de investigação portugueses que vão sendo realizados.
No entanto, sem qualquer tipo de apoio governamental tem nos sócios, pais e encarregados de educação o suporte logístico necessário ao apoio destes alunos. Foram estes serviços e a forma como estão implementados no país que levamos às Jornadas Internacionais tendo voltado conscientes de que temos já um percurso interessante e reconhecidamente válido relativamente a outros países, mas infelizmente à margem do sistema educativo português.
Temos agora duas tarefas importantes: levar à assembleia da república a necessária reflexão e consequente elaboração de legislação específica e dotar as escolas de professores com formação necessária no atendimento a alunos com caraterísticas de sobredotação.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário