O caso da Procuradora que mandou vigiar jornalistas
Ideias
2018-05-17 às 06h00
No passado sábado, estive presente na apresentação do livro Uma luta incansável, de Francisco Figueiredo. Um jovem com paralisia cerebral motora, mas que tem uma força e um humor fora do normal. Contra todas as adversidades, luta na vida por tirar o seu curso superior, escrever, lutar pelos seus ideais e ainda fazer parte de uma associação contra a discriminação. Como o Francisco há muitos mais jovens com problemas e que não pediram para nascer com deficiência. Muitas vezes (como aconteceu com o próprio Francisco) por negligência médica, outras porque os problemas já são congénitos ou muitos outros factores onde os próprios pais são culpados. Tudo isto vem a propósito de que o apoio às pessoas com deficiência tem de mudar. Quando vemos todos os dias os apoios estatais ou o injectar de milhões na banca por parte dos governos, porque é que não se pára um pouco e se pensa nas crianças, nos jovens e nos adultos com problemas? Não merecem mais do que nunca serem apoiados? E depois, os exemplos dos que querem singrar e ser iguais são tantos... a começar logo pelo desporto: quantas medalhas, quantas conquistas, já tiveram os nossos atletas paralímpicos? E que apoios têm? Muito inferiores aos outros atletas. A isto chama-se discriminação. Mas há mais: ainda há poucos dias, o jornal Público trazia um trabalho da Carolina Pescada sobre pessoas com deficiência, com o título Lei não prevê o acompanhamento em concertos de pessoas com deficiência. É justo? Não. É justo a Raquel ter de comprar dois bilhetes para assistir a um espectáculo porque não se pode mover sem ajuda? Não. Por isso, chegou a hora de olhar com outros olhos para estes jovens que são diferentes, mas que querem ser iguais...
21 Janeiro 2021
21 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário