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Desafios das PME

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Desafios das PME

Ideias

2020-02-22 às 06h00

Vasco Teixeira Vasco Teixeira

As pequenas e médias empresas (PME) são, particularmente para a economia europeia, a mais importante fonte de criação de emprego, de dinamização dos negócios, de competências empresariais e de inovação.
As empresas portuguesas, e em particular as PME, enfrentam desafios muito significativos no curto e médio prazo e têm ainda muitas oportunidades por explorar.
O dinamismo demonstrado pelas PME portuguesas assim como o seu grande contributo para o emprego e para o crescimento faz com que detenham um papel muito relevante no futuro da economia portuguesa.
Na Europa existem cerca de 21 milhões de PME que representam 99,8% do total das empresas, dando emprego a 87 milhões de trabalhadores e representando cerca de 58% do valor acrescentado bruto total do segmento de mercado não financeiro.
O enorme peso das PME na economia nacional também se traduz numa significativa contribuição destas empresas para o PIB. Segundo dados do INE, em Portugal as PME representam 67% do total do valor criado na economia.
Segundo um estudo da Comissão Europeia, os principais problemas detetados que as PME europeias se confrontam são a carga administrativa e regulamentar, o acesso ao financiamento, a fiscalidade e a falta de competências. Problemas que também são uma realidade para as PME portuguesas.
Os desafios que as PME portuguesas enfrentam são os da internacionalização, procura de investimento/financiamento, o recurso inteligente aos instrumentos para os fundos nacionais e europeus e adaptarem-se a nova era da economia digital e integração dos seus produtos industriais nos novos conceitos da Indústria 4.0.
A conjuntura económica que Portugal tem atravessado nos últimos anos demonstra que cada vez mais as empresas devem procurar reduzir a dependência que têm do mercado interno e a apostar mais no mercado internacional. A aposta na internacionalização e na inovação deve ser considerada pelas PME portuguesas como uma resposta necessária e indispensável para os desafios atuais que enfrentam, assegurando, assim, a sua sustentabilidade no futuro.
Cada PME apresenta uma realidade muito própria com tendo os seus desafios específicos. Há desafios que são globais e que decorrem em qualquer momento da vida das empresas. São eles, por exemplo, o crescimento sustentável do negócio, o aumento da produtividade, o acesso a financiamento, a redução de custos, formação de recursos humanos, eficiência energética, entre outros.
As estratégias das PME tendem a ser emergentes e muitas vezes informais. Em geral, a estratégia utilizada pela maior parte das PME é desenvolvida com o foco do curto e médio prazo em detrimento do longo prazo. Consequentemente, as PME tendem a focar-se maus num planeamento operacional com um planeamento estratégico mais limitado, sendo o principal objetivo o de oferecer um produto ou um serviço eficiente e eficazmente. As empresas que utilizam o planeamento estratégico terão maiores hipóteses de obtenção de vantagens competitivas.
A internacionalização é um dos principais fatores críticos de competitividade do tecido empresarial. É crucial que as empresas portuguesas, em geral, e as PME em particular, reforcem a sua presença nos mercados internacionais e que os diversifiquem, designadamente apostando em mercados emergentes. A internacionalização representa muitos benefícios, não só para as empresas, mas sobretudo para o crescimento económico sustentável de Portugal. As PME que apostam no mercado externo enfrentam desafios associados ao processo de internacionalização. Um deles é o conhecimento do novo ambiente socioeconómico e cultural do país de destino. Os maiores desafios para as empresas portuguesas, no acesso aos novos mercados internacionais, são a promoção dos seus produtos e serviços nesse país, o acesso a financiamento para a internacionalização, o estabelecimento da rede de contactos, cumprimento de requisitos legais e compreender o contexto fiscal, e a logística. No que respeita aos mercados emergentes, estes apresentam diversas oportunidades no processo de internaciona- lização, em especial de empresas que apostam na inovação. A participação das PME em mercados emergentes apresenta desafios acrescidos, requerendo a estas que desenvolvam estratégias adequadas e eficazes para uma internacionalização com sucesso.
Considerando que as PME são uma parte importante da economia portuguesa e desempenhando elas um papel muito importante na recuperação da economia, todas as medidas e suporte (financeiro e não financeiro) para as PME corresponderão, de facto, a apoiar à recuperação da economia e a um crescimento sustentável.
A política de clusters de competitividade é um instrumento muito importante no estímulo ao processo de inovação, de internacionalização das PME e cadeias de valor. Ao longo dos últimos anos, os vários programas de Governo têm procurado refletir a importância crescente da clusterização para o aumento da competitividade da economia portuguesa, identificando os setores considerados estratégicos e as medidas a tomar para o estímulo à emergência e consolidação de clusters e pólos.
Pertencer a um determinado cluster tecnológico constitui uma vantagem concorrencial importante para as empresas (em particular as PME). Os clusters de sucesso promovem, além da cooperação, uma concorrência intensa. Aumentam a produtividade, atraem o investimento, promovem a investigação, reforçam a base industrial e criam produtos ou serviços específicos, sendo assim um foco de desenvolvimento de competências.

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