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Desafios e Oportunidades para as PME

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Desafios e Oportunidades para as PME

Ideias

2019-06-22 às 06h00

Vasco Teixeira Vasco Teixeira

As pequenas e médias empresas (PME) são, particularmente para a economia nacional, a mais importante fonte de criação de emprego, de dinamização dos negócios, de competências empresariais e de inovação tecnológica. As empresas portuguesas, e em particular as PME, enfrentam desafios muito significativos no curto e médio prazo e têm ainda muitas oportunidades por explorar. As empresas deverão adaptar-se para enfrentar a competitividade crescente e as novas exigências da sociedade e do consumo.
O dinamismo demonstrado pelas PME portuguesas assim como o seu grande contributo para o emprego e para o crescimento faz com que detenham um papel muito relevante no futuro da economia portuguesa.
Na Europa existem cerca de 21 milhões de PME que representam 99,8% do total das empresas, dando emprego a mais de 87 milhões de trabalhadores e representando cerca de 58% do valor acrescentado bruto total do segmento de mercado não financeiro. Segundo dados do INE, em Portugal as PME representam 67% do total do valor gerado na economia.
Segundo um estudo efetuado pela Comissão Europeia, os principais problemas detetados que as PME europeias enfrentam são a carga administrativa e regulamentar, o acesso ao financiamento, a fiscalidade e a falta de competências. Estes mesmos problemas são particularmente sentidos pelas PME portuguesas.
Os principais desafios que as PME portuguesas enfrentam são os da internacionalização, procura de investimento e de financiamento, o recurso inteligente aos instrumentos para os fundos nacionais e europeus e adaptarem-se a nova era da economia digital e integração dos seus produtos industriais nos novos conceitos da Indústria 4.0.
Portugal tem em curso o Programa Indústria 4.0 com um valor de 414 milhões de euros, totalmente suportados por fundos comunitários com o objetivo de apoiar mais de 9 mil empresas na digitalização da indústria e colocá-las na vanguarda da inovação. Num dos objetivos da Estratégia de Inovação e Empresarial 2018-2030 pretende-se alcançar um nível de liderança europeia de competências digitais até 2030, em associação com acesso e uso da internet, bem como a procura pelos mercados, desenvolvimento de negócios e desenvolvimento de competências especializadas.
A investigação e a inovação são fatores cruciais para o êxito e o crescimento sustentável das PME. NA EU e em Portugal há vários programas de financiamento destinado à Investigação e à Inovação realizadas por PME. As PME defrontam-se muitas vezes com grandes dificuldades para obter o financiamento de que necessitam para crescerem e para inovarem. Uma das prioridades centrais estabelecidas na Estratégia Europa 2020 consiste em facilitar o acesso das PME ao financiamento.
As empresas devem procurar reduzir a dependência que têm do mercado interno e a apostar mais nos mercados internacionais. A aposta na internacionalização e na inovação deve ser considerada pelas PME portuguesas como uma resposta necessária e indispensável para os desafios atuais que enfrentam, assegurando, assim, a sua sustentabilidade no futuro.
Na grande maioria dos casos as estratégias das PME tendem a ser emergentes e muitas vezes informais. Em geral, a estratégia utilizada por grande parte das PME é desenvolvida com o foco do curto e médio prazo em detrimento do longo prazo. As empresas que utilizem um planeamento estratégico de médio e longo prazo terão maiores hipóteses de obtenção de vantagens competitivas.
A internacionalização é um dos principais fatores críticos de competitividade do tecido empresarial. É crucial que as empresas portuguesas, em geral, e as PME em particular, reforcem a sua presença nos mercados internacionais e que os diversifiquem, designadamente apostando em mercados emergentes. A internacionalização representa muitos benefícios, não só para as empresas, mas sobretudo para o crescimento económico sustentável de Portugal. As PME que apostam no mercado externo enfrentam desafios associados ao processo de internacionalização. Um deles é o conhecimento do novo ambiente socioeconómico e cultural do país de destino. Os maiores desafios para as empresas portuguesas, no acesso aos novos mercados internacionais, são a promoção dos seus produtos e serviços nesse país, o acesso a financiamento para a internacionalização, o estabelecimento da rede de contactos, cumprimento de requisitos legais e compreender o contexto fiscal, e a logística. Relativamente aos mercados emergentes, estes apresentam diversas oportunidades no processo de internacionalização, em especial de empresas que apostam na inovação. A participação das PME em mercados emergentes apresenta desafios acrescidos, obrigando a estas que desenvolvam estratégias adequadas e eficazes para uma internacionalização com sucesso.
As empresas terão novas oportunidades de financiamento com o Horizonte Europa, o novo programa-quadro para apoio à investigação científica e à inovação na União Europeia no período 2021-2027 (deverá ter uma dotação financeira na ordem dos 120 mil milhões de euros). Até 2020 ainda têm acesso aos instrumentos de financiamento com o Programa Horizonte 2020.
O novo programa incluirá novas missões de investigação e inovação à escala europeia centradas nos desafios societais e na competitividade industrial. Ficou previsto um maior apoio às Pequenas e Médias Empresas do que aquele inicialmente proposto pela Comissão Europeia. Assim, ficou definido que pelo menos 70% do orçamento do Conselho Europeu de Inovação terá como destinatárias as PME, incluindo start-ups.

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