Correio do Minho

Braga, terça-feira

Dia 1 de Outubro: votar, votar, votar...

Dar banho às virgens

Ideias

2017-09-29 às 06h00

Paulo Monteiro

Domingo, dia 1 de Outubro é o dia de todas as decisões. Cada um de nós vai exercer o seu direito de voto - uma das liberdades que nos deu o 25 de Abril - e vamos votar por três vezes... para a Câmara Municipal, para a Assembleia Municipal e para a Freguesia. Somos nós que vamos decidir quem vai governar no nosso concelho nos próximos quatro anos. Já aqui escrevi muito sobre a taxa de abstenção que tem vindo a aumentar de eleição para eleição.

Por isso, esses números têm de ser alterados. Temos, no domingo, o poder de usar o nosso voto para elogiar ou condenar políticas autárquicas dos últimos quatro anos. Temos a possibilidade de, livremente, escolher os nossos candidatos e aqueles que achamos que são os melhores para dirigir os destinos da autarquia. E só com o nosso voto é que temos, depois, legitimidade, para criticar quando alguma coisa corre ou correu mal...

E no dia 1 de Outubro temos muitas opções. Até listas independentes que se candidatam às autarquias e às freguesias. Para este último órgão, o número aumentou na maioria dos concelhos (o mesmo se passou a nível nacional). Por exemplo, no distrito de Braga apenas Amares, Vila Verde e Fafe diminuíram o número de candidatos independentes e Vizela é o único concelho que não apresenta qualquer lista independente.

Já no distrito de Viana do Castelo há dois aspectos a destacar: Ponte de Lima (passou de 27 para 17 candidaturas independentes) e Paredes de Coura que não teve qualquer lista independente há quatro anos e que domingo apresenta três listas.
Votar, votar, votar... contra a abstenção.
Domingo tem de ser esta a palavra de ordem.
Não deixe os outros decidirem por si. É por isso que o seu voto é importante.

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

13 Novembro 2018

Braga Capital

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.