Correio do Minho

Braga, sábado

- +

Dia da Europa sob o signo da juventude

As listas do Covid-19

Ideias

2011-05-05 às 06h00

Margarida Marques Margarida Marques

A 9 de Maio celebra-se o Dia da Europa. Trata-se de uma oportunidade para cada Estado membro da União Europeia (UE) promover actividades e festejos que aproximem a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si. Porque a Europa é acima de tudo uma Europa dos cidadãos e para os cidadãos.

Este ano, a grande maioria das iniciativas que irão decorrer em Portugal terão como mote a campanha 'Juventude em Movimento' promovida pela Comissão Europeia. E porquê esta campanha? A campanha faz parte da nova estratégia de crescimento 'Europa 2020' e propõe um conjunto de medidas essenciais para adequar melhor os sistemas de ensino e de formação às necessidades dos jovens. Mas não só.

A campanha quer também incentivar um maior número de jovens a tirarem todo o partido dos apoios da UE, de forma a poderem estudar ou frequentar um curso de formação ou trabalhar noutro país. Não nos podemos esquecer que cerca de cinco milhões de jovens estão à procura de emprego e que muitos deles perderão oportunidades por falta de qualificações adequadas e experiência. Por tudo isto, pensámos que fazia todo o sentido escolher esta campanha como mote para o Dia da Europa.

A 'Juventude em Movimento' é uma forma dos jovens realizarem sonhos, partilharem experiências, viajarem, alargarem conhecimentos, partilharem e desenvolverem talentos, reforçarem competências e alcançarem objectivos. Nunca serão demais as iniciativas destinadas a recordar-lhes que eles têm oportunidades que não podem perder, mas também criar essas oportunidades, e que eles têm uma palavra a dizer no que toca o futuro da construção europeia.
Mas este ano, o Dia da Europa celebra-se também sob o signo do Ano Europeu do Voluntariado.

Um desafio também dirigido aos jovens e que lhes diz que também eles podem marcar a diferença. E como? Comprometendo-se a trabalhar nos seus tempos livres nas suas comunidades, nomeadamente em escolas, hospitais e clubes desportivos, associações culturais ou em actividades de protecção do ambiente. Mas também através da prestação de serviços sociais e apoio às populações de outros países.

Os jovens não se podem esquecer que uma experiência de voluntariado contribui de forma muito relevante para o enriquecimento do seu curriculum. Mas, acima de tudo, contribui decisivamente para o seu enriquecimento enquanto pessoas, pela partilha de diferentes experiências e formas de vida. Nas celebrações do Dia da Europa que irão decorrer em Lisboa, vamos ter um pouco de tudo isto.

Vamos ter os embaixadores do Ano Internacional da Juventude, testemunhos de participantes no Serviço Voluntariado Europeu, apresentação do 'Portal Europa: 25 anos de programas da SIC para todo o público', a 'Hora do Voto' do Parlamento Europeu', divulgação de oportunidades para os jovens, workshops, dança, teatro, música.

Mas voltemos ao Dia da Europa. Porque também nunca será demais relembrar a razão de ser deste Dia. O que aconteceu nessa data e em que ano terá ocorrido esse acontecimento? Poucos cidadãos europeus sabem que foi a 9 de Maio de 1950 que nasceu a Europa comunitária. E foi numa altura em que a Europa sofria ainda das consequências da segunda guerra mundial e a ameaça de uma nova guerra não estava posta de parte, devemos recordá-lo, Nesse dia, em Paris, o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, através de Robert Schuman, apresentou uma proposta redigida por Jean Monnet para a criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas. Esta proposta, conhecida como 'Declaração Schuman', é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

Mais de cinquenta anos depois, o objectivo é construir uma Europa que respeite a liberdade e a identidade de cada um dos povos que a compõem, gerida em conjunto e aplicando o princípio segundo o qual apenas se deve fazer em comum o que pode ser mais bem feito dessa forma. Só a união dos povos pode garantir à Europa o controlo do seu destino e a sua influência no mundo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho