Correio do Minho

Braga, sábado

Dia do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante

O nível de vida português pode ser ultrapassado pelos países do leste europeu

Voz às Escolas

2017-01-23 às 06h00

Hortense Lopes dos Santos

Hoje estamos a comemorar o nosso patrono, Carlos Amarante.
Foi já no ano letivo 1996/97 que escolhemos o dia 22 de janeiro como Dia da Escola para comemorarmos, anualmente, esse grande arquiteto.
Trata-se de um dia aberto à comunidade, em que homenageamos os nossos alunos, os professores e o pessoal não docente.
Em abril de 2013, com a criação do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, que como sabem juntou à Escola Secundária o Agrupamento de Escolas de Gualtar, o Dia do Agrupamento manteve-se na mesma data.

Este ano, a 23 de janeiro, já que dia 22 é domingo toda a comunidade escolar se envolve nas diversas atividades, manifestando um sentimento de pertença construído todos os dias ao longo de vários anos, assim se formando primeiro a comunidade ESCA, agora a comunidade AECA.
O programa que hoje cumprimos é vastíssimo, com atividades na ESCA, na EB 2,3 de Gualtar, nas Escolas EB 1 e nos Jardins de Infância.

Eis alguns exemplos:
Na ESCA, na entrada, temos a exposição de trabalhos das crianças dos Jardins de Infância com o tema “Pé ante pé, descubro Braga”. Ainda no mesmo piso, podem ser apreciadas exposições várias dinamizadas por alunos e professores, com apresentação de trabalhos, nomeadamente artes, línguas, projectos Escola Voluntária, Educação para a Saúde, Educação para a Cidadania Global. Na sala Museu Carlos Amarante pode ser vista a exposição “Como se brincava antes dos videojogos”, uma mostra de brinquedos de outros tempos. Noutros pisos, podem ser visitados laboratórios, salas temáticas e oficinas onde os nossos alunos e os visitantes podem, não só apreciar exposições, mas também participar em diversas atividades experimentais e jogos didáticos. Destaca-se a aula de filosofia para crianças e jovens com a participação dos alunos do 4-º ano das escolas do nosso Agrupamento. Não podemos esquecer a aprendizagem de cultura e escrita chinesa, o ioga chinês, a língua latina, etc. Teremos também concursos, jogos interativos e outros momentos de animação cultural.

Em Gualtar, na EB 2,3 haverá concursos, exposições, actividades desportivas e lúdicas e uma palestra sobre alimentação. Nas escolas EB 1 e Jardins de Infância, crianças, alunos e professores apresentam trabalhos sobre a vida e obra de Carlos Amarante, sobre Educação Ambiental, entre outros.
Na sessão de encerramento, pelas 17h30, na escola sede haverá entrega de diplomas a alunos e homenagem a professores e funcionários.
O jantar comemorativo encerra mais um dia do Agrupamento.

Entendemos que uma escola, espaço de liberdade e saber, muito precisa destes momentos e rituais de comemoração que ajudam a construir uma identidade, cimentam os sentimentos de pertença, mostrando alem disso a todos, dentro e fora da comunidade escolar, o que de melhor são capazes de fazer.
A todos os que nos ajudam nesta comemoração e os que nos honram com a sua presença o nosso obrigado.

Deixa o teu comentário

Últimas Voz às Escolas

17 Setembro 2018

“Bons e maus Papeis”

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.