Correio do Minho

Braga,

- +

Dia Mundial do Ambiente

Vai casar? Que regime de casamento escolher?

Dia Mundial do Ambiente

Ideias

2021-06-09 às 06h00

Pedro Machado Pedro Machado

A Braval assinalou, este ano, o Dia Mundial do Ambiente com o culminar de 2 campanhas de otimização da recolha seletiva de resíduos e promoção da compostagem.
Através do projeto Res2ValHum, co-financiado pelo Interreg, tendo como objetivo a otimização da qualidade do composto Ferti+, resultante da valorização dos resíduos orgânicos da recolha indiferenciada, dotamos todas as escolas da nossa área de abrangência, com ecopontos de 120L para espaços comuns e ecopontos em cartão para todas as salas de aula.
Para promoção da compostagem doméstica, foram fornecidos compostores à população e instituições, cuja entrega aos selecionados (por ordem de inscrição) decorreu na manhã do dia 5, no Ecoparque Braval, com marcação de horário.
A compostagem é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto.
A compostagem caseira permite ao cidadão proceder à valorização dos seus resíduos orgânicos, no próprio jardim ou quintal. Este tipo de compostagem promove a decomposição de resíduos domésticos orgânicos, por acções de microrganismos.
Através do res2ValHum, estão ainda a ser distribuídos 20.000 sacos-ecoponto para incentivar à separação dos resíduos e, por conseguinte, melhorar a qualidade dos resíduos orgânicos.
Também a propósito do Dia Mundial do Ambiente, foram colocados 2 ecopontos em Vila Verde, simbolizando o reforço da recolha seletiva multimaterial através da aquisição e instalação de 150 ecopontos subterrâneos e 200 ecopontos de superfície, que está a decorrer, no âmbito da candidatura “Otimização e reforço da rede de recolha seletiva e da gestão de resíduos ao nível das produção e reciclagem da Braval”, financiada pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), através do Portugal 2020 e do Fundo de Coesão da União Europeia, no valor global de 4,5 milhões de euros.
Desta candidatura fazem parte ainda a aquisição de 3 novas viaturas para recolha seletiva multimaterial, equipadas com grua e caixa compactador, o reforço da recolha seletiva de OAU (óleos alimentares usados) através da aquisição de 100 óleões de superfície para colocação na via pública.
Também prevê a reformulação do sistema de triagem multimaterial instalado na BRAVAL (dotado de apenas uma linha para as frações papel/cartão e plástico/metal), através da adaptação da Unidade de Tratamento Mecânico para triagem da fração amarela (plástico/metal) do ecoponto, aproveitando o avultado investimento feito no sistema de separação ótica, e reconversão da atual Estação de Triagem para separação única da fração azul (papel/cartão) e um sistema de gestão de frota e do nível de enchimento e recolha.
Foram realizadas campanhas de sensibilização ambiental, junto dos vários públicos-alvo, através das quais foram distribuídos ecopontos domésticos e ecopontos em cartão para instituições, entre outras ações.
A sensibilização ambiental é um esforço contínuo, não deve ser feita apenas num dia do ano, é essa a nossa missão, este dia serviu para assinalar esse esforço contínuo que tem sido feito para dotar os municípios e os munícipes de condições para fazer mais e melhor separação de resíduos.
Ajude-nos, ajudando-se!

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

13 Junho 2021

Chover no molhado

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho