Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +

Dia Nacional da Desburocratização ... há muito para fazer

Uh Uh, os meus óculos de Sol- Novas regras balneares durante a pandemia

Dia Nacional da Desburocratização ... há muito para fazer

Ideias

2019-10-31 às 06h00

Paulo Monteiro Paulo Monteiro


Hoje comemora-se o Dia Nacional da Desburocratização. A data foi criada em 1990 e, de acordo com a resolução do Conselho de Ministros da altura, procura-se, com este dia, sensibilizar e dinamizar vontades, promover iniciativas e mobilizar recursos. Na perspetiva da Administração Pública, o obje- ctivo é conseguir enfrentar com êxito os desafios que lhe são colocados e dar resposta positiva às exigências da modernidade.
Mas... ainda estamos muito longe de tornar tudo muito mais simples. Nem com a tecnologia conseguimos com que tudo seja mais rápido. O estar tudo à mão ou a um simples clique não é verdade. Há muito, mas muito ainda por fazer. Não só no aparelho de Estado, também nas empresas, muitas públicas, ou compradas pelos privados há poucos anos. Há que mudar ainda muita coisa e muitas mentaidades.
Todos os dias nos chegam queixas. Umas maiores e outras menores. E chego à conclusão que a maior parte da burocracia acontece porque não há comunicação, ou aqueles que lidam geralmente com pessoas não recebem a apreendizagem suficiente e, claro, depois geram-se confusões. Como é possível ainda hoje estarmos à espera dias e dias, ou semanas, ou meses, por um simples carimbo num documento que entregamos; como é possível serem devolvidos documentos porque a assinatura está em cima do carimbo; por licenças; por cópias de documentos... como é possível esperarmos muitas vezes até desesperarmos? Há gestos tão simples que podem acabar com tanta burocracia existente...

Deixa o teu comentário

Últimas Ideias

02 Junho 2020

O PS e as presidenciais

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho