A culpa
Ideias
2019-10-31 às 06h00
Hoje comemora-se o Dia Nacional da Desburocratização. A data foi criada em 1990 e, de acordo com a resolução do Conselho de Ministros da altura, procura-se, com este dia, sensibilizar e dinamizar vontades, promover iniciativas e mobilizar recursos. Na perspetiva da Administração Pública, o obje- ctivo é conseguir enfrentar com êxito os desafios que lhe são colocados e dar resposta positiva às exigências da modernidade.
Mas... ainda estamos muito longe de tornar tudo muito mais simples. Nem com a tecnologia conseguimos com que tudo seja mais rápido. O estar tudo à mão ou a um simples clique não é verdade. Há muito, mas muito ainda por fazer. Não só no aparelho de Estado, também nas empresas, muitas públicas, ou compradas pelos privados há poucos anos. Há que mudar ainda muita coisa e muitas mentaidades.
Todos os dias nos chegam queixas. Umas maiores e outras menores. E chego à conclusão que a maior parte da burocracia acontece porque não há comunicação, ou aqueles que lidam geralmente com pessoas não recebem a apreendizagem suficiente e, claro, depois geram-se confusões. Como é possível ainda hoje estarmos à espera dias e dias, ou semanas, ou meses, por um simples carimbo num documento que entregamos; como é possível serem devolvidos documentos porque a assinatura está em cima do carimbo; por licenças; por cópias de documentos... como é possível esperarmos muitas vezes até desesperarmos? Há gestos tão simples que podem acabar com tanta burocracia existente...
19 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário