Correio do Minho

Braga, sábado

Distrito de Viana vira à direita e... Paredes de Coura ‘varre’ oposição

Os Novos Estatutos do Escutismo Católico Português

Ideias

2017-10-05 às 06h00

Paulo Monteiro

O distrito de Viana do Castelo ‘virou’ à direita depois de conhecidos os resultados das Eleições Autárquicas de domingo. Monção e Ponte da Barca, que eram há mais de uma década socialistas, viraram ‘laranja’ e em ambos os casos com o PSD a conseguir maioria absoluta. Em Monção o social-democrata, António Barbosa, alcançou 47,01% dos votos (o PSD teve 37,92% em 2013 e foi a segunda força política) e alcançou maioria a eleger três vereadores contra dois do PS. Em Ponte da Barca, que nos últimos 12 anos foi governado pelo socialista Vassalo Abreu, o social-democrata Augusto Marinho venceu e com maioria absoluta. Teve 54,15% dos votos e elegeu quatro vereadores contra três do PS. Uma vitória eleitoral significativa uma vez que teve mais do dobro dos votos de há quatro anos (PSD teve em 2013, 24,82%).
Contas feitas no distrito o PSD garantiu quatro autarquias, o mesmo número do PS, mas o CDS/PP com uma e o independente Fernando Nogueira, em Vila Nova de Cerveira (que contou com o apoio do PSD) acabam por dar maioria à direita.
Mas num distrito em que houve conquista ‘laranja’ há um concelho que tem de ser falado: Paredes de Coura. O excelente trabalho do socialista Vítor Paulo Pereira levou a que tivesse a maior maioria do país com 76,58%... número que lhe deu a totalidade de vereadores... cinco ‘varrendo’ por completo a oposição da autarquia (em 2013 teve 53,40% e elegeu três vereadores contra dois do PSD). Este resultado só demonstra que os eleitores aprovaram o trabalho realizado no concelho e mostra, também, que nas autárquicas vale mais a pessoa do que o partido... e Vítor Paulo Pereira tem um carisma igual a poucos!

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.