Correio do Minho

Braga,

- +

Dr. Lestra Gonçalves: Um Homem. Um Advogado. Livre.

Personalidade e carater

Dr. Lestra Gonçalves: Um Homem. Um Advogado. Livre.

Ideias

2020-05-25 às 06h00

Carlos Pires Carlos Pires

A pretérita semana foi especial para quem exerce a advocacia: a 19 de Maio celebrou-se o dia de Santo Ivo, o padroeiro dos Advogados. Santo Ivo, juiz, padre e advogado, recorda-nos que o direito foi concebido para o bem das pessoas e dos povos em geral, e que a sua função essencial consiste em salvaguardar a dignidade inalienável do indivíduo em cada uma das fases da sua existência, desde a conceção até à morte.
A Delegação de Braga da Ordem dos Advogados, de que faço parte, malgrado os tempos de confinamento que vivemos, não quis deixar passar “em branco” tão marcante data e organizou, durante toda a semana, diversas atividades “on line”. Houve, contudo, dois momentos muito especiais, que muita pena tive de não os ter partilhado com o meu saudoso tio, Cândido Pires, ilustre advogado e meu patrono de início de profissão, que já não está infelizmente entre nós: a homenagem aos quinze Colegas que completaram 25 anos de exercício da profissão – grupo no qual emocionada e orgulhosamente me insiro – e, ainda, o sentido tributo prestado ao Dr. Lestra Gonçalves, que neste ano 2020 completa 50 anos de exercício da Advocacia.

O Dr. Lestra Gonçalves é uma referência na Advocacia nacional, em particular na Advocacia bracarense. Faz parte de uma casta de Colegas que constituiu o meu referencial quando iniciei este percurso profissional, que eram e são autênticos “faróis de guia”, que nos inspiram e orientam, tamanha a qualidade técnica e deontológica da sua prática. Cabe-me assim a obrigação de divulgar neste espaço de opinião um reconhecimento e um sentido agradecimento. Um reconhecimento, não apenas pelo percurso profissional do Dr. Lestra Gonçalves e pelo seu contributo para o prestígio da profissão, mas também pelo seu papel na construção do Estado de Direito, na afirmação dos direitos e no combate aos abusos e às desigualdades, assim contribuindo para a justiça e para a Liberdade.

Esta é a mais nobre profissão, porque a exercemos com liberdade – as palavras são dele e foram comovidamente proferidas, no passado sábado, perante um grupo de advogados e amigos que fez questão de estar presente na cerimónia de homenagem. Com Liberdade se escreve o ADN do Dr. Lestra Gonçalves. Livre pulsa o sangue nas suas veias.
Este agradecimento e louvor ficariam porém incompletos se os não estender à família deste ilustre causídico. Desde logo, à sua mulher, a Dra Florinda, um esteio forte, de apoio, uma vez que ser casada com um Advogado é transportar permanentemente consigo uma sacola de preocupações - intenso trabalho, horas e dias a fio, sem feriados ou fins de semana, sem horários, numa girândola inquieta, sinónimo de ausência e privação para os familiares mais próximos. Ainda, às três filhas: Ana, Luisa e Isabel Lestra Gonçalves, todas advogadas, de quem sou orgulhosamente amigo, e que são as mais fiéis embaixadoras do legado de seu pai: profissionais dedicadas, mulheres retas e solidárias, de partilha, de gargalhada fácil. Fazem parte também do meu património de relações, que muito prezo.

Hoje a minha crónica não abordou politiquices, economias ou alertas pandémicos. Hoje falei-vos deste cidadão honesto e deste profissional íntegro que fomenta o prestígio desta profissão de Advogado, para que sirva de exemplo aos mais novos e de estímulo e coragem para todos aqueles que, sobretudo em momentos como os que vivemos hoje, vacilam e desesperam.
Senhor Dr. Lestra Gonçalves, bem haja pelo que faz em prestígio da Justiça e da Advocacia!
Hoje falei-vos deste cidadão honesto, com uma vivência cívica de relevo na nossa cidade de Braga, e deste profissional íntegro...

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho