A culpa
Ideias
2017-07-24 às 06h00
Estive presente nas duas edições do iDrone Experience que se realizaram em Braga, no Parque de Exposições, e tenho assistido à evolução, notável, que têm tido os drones e tudo aquilo de bom que já fazem e que ainda podem fazer. Os drones podem ter um papel muito positivo na sociedade em várias áreas e ajudar em situações complicadas... Por exemplo, podem ser óptimos para prevenir incêndios, fazendo uma excelente vigilância, podem transportar medicamentos, ou outros materiais urgentes, de uma forma muito rápida. Podem fazer uma infinidade de coisas positivas.
Mas... também podem fazer coisas muito negativas. Têm, de facto, os dois lados. Podem atrapalhar os nossos aviões quando aterram ou levantam voo (este ano já se registaram 16 incidentes com drones nos aeroportos); podem transportar pequenas (grandes) bombas, podem criar desacatos. Enfim... também podem ser muito maus.
Por isso é de aplaudir a proposta de Decreto Lei que vai ser apresentada pelo Governo. O registo de drones (com peso igual ou superior a 250 gramas) e o seguro vão passar a ser obrigatórios de acordo com a proposta. O texto já foi enviado para a Autoridade Nacional da Aviação Civil, entidade que será responsável pelo registo destes aparelhos.
A própria Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripulados há algum tempo defendeu o registo obrigatório dos drones. A própria Comissão Europeia está a trabalhar no futuro regulamento europeu de veículos aéreos não tripulados, devendo apresentar a sua proposta, o mais tardar, no início do próximo ano.
Esperemos que as regras e as leis para regulamentar estes aparelhos cheguem depressa para evitar notícias muito desagradáveis. É que um drone em mãos erradas é como uma bomba... pode fazer muitos estragos...
19 Janeiro 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário